Versão 3.3

Dúvidas comuns sobre manipulação de arquivos no e403.

Gostaria de esclarecer algumas dúvidas comuns aos novos usuários do e403, principalmente no que diz respeito à manipulação de arquivos.

Bem, como todos já sabem, no e403 você pode importar arquivos padrão MIDI (.mid) e estilos padrão Yamaha (.sty) em sua modesta memória flash (que não se apaga quando o teclado é desligado). Esta memória também possui uma área reservada para ser gravado as configurações do teclado (feitas pelo usuário, ativando funções de uso constante, níveis de sensibilidade, etc.) e onde também é gravado as músicas geradas pelo usuário. Note-se que neste último caso, tudo é gravado em um único arquivo de backup, ou seja, não tem como separar os arquivos de músicas do usuário do sistema de backup. Aqui vale uma observação: Caso você deseje armazenar tuas músicas (geradas por você) no padrão midi, o ideal é utilizar algum programa de gravação/edição de midis no computador. Aí fica tranquilo e você consegue gravar sem problemas. Mais tarde iremos falar sobre estes programas e como fazer este tipo de gravação.

Voltemos a falar sobre a parte da memória destinada à importação de arquivos.
Como o espaço é restrito (aprox. 373 kb), você terá que importar somente aqueles arquivos que são realmente relevantes para uso naquele momento... nada de "lotar" de arquivos midi´s e styles como fazemos com nosso hd no computador (rs)! O programa de transferência que vem com o teclado (e que pode ser baixado via download) tem uma área de transferência temporária, que pode ser um bom local para armazenar-mos no computador aqueles arquivos que nos interessam, pois nem todos os arquivos .sty são compatíveis.
Pois é, antes que você pense que pode baixar tudo quanto é arquivo .sty que você encontrar por aí, fique atento a esta questão. Existem arquivos que nem são carregados pelo e403, outros dão mensagem de erro e outros tocam um som horrível, totalmente diferente do que você esperava.
Isto acontece por que estes arquivos foram gerados em equipamentos diferentes, com padrões de configurações diferentes, com mais de uma introdução e repiques (o e403 suporta apenas 1 introdução, 2 batidas/repiques e 1 finalização - que pode ser abreviada), com super-timbres (que não constam no e403), etc.
Mas não fique triste... existem ótimos programas (como o Style Works 2000) que convertem estilos de Roland, Korg, Yamaha e outros, para um formato compatível com o teu e403. Legal né? Pois é... e ainda se você quizer, pode escolher das opções de introdução A,B ou C qual é a que você quer no teu teclado. Ahhh... agora eu sei que você gostou! (rs) Este também é um assunto que merece um detalhamento em outro artigo.
Já nos arquivos .mid é muito raro você ter incompatibilidade, exceto nos timbres, é claro.

Recapitulando... Lembre-se que tua área disponível deverá ser utilizada para armazenar os dois tipos de arquivos. No caso dos .mid, eles estarão todos disponíveis na memória para uso imediato, bastando selecioná-lo no "songs". Já os estilos (.sty) estarão na memória, porém devem ser lidos um de cada vez, ou seja, existe apenas uma numeração destinada ao estilo do usuário e, apesar de existir mais de um gravado na memória, você somente poderá utilizar um de cada vez. O que não é tão rápido como ler um arquivo de música .mid, pois você tem que confirmar a leitura e aguardar o carregamento.

Geralmente, um bom arquivo de estilo ocupa, em média, 23 kb. Já um arquivo midi bem completo (com muitos instrumentos, longa duração, etc.), em média, 35 kb. Podendo variar para mais, ou para menos. Se você gosta apenas de um piano, estes arquivos ficam em torno de 3 a 8 kb! Neste último caso, poderíamos ter mais de 100 músicas a mais disponíveis na memória.

Espero ter esclarecido esta questão. Já tive oportunidade de achar estilos de outros modelos Yamaha e Roland que converti para o meu e403 e pude utilizá-los com muita satisfação. É uma experiência muito legal!
Um abraço a todos e até a próxima.

9 comentários:

Brad Anderson disse...

parabens pelo blog atitude muito boa, pq existem poucas pessoas que se aprofundam neste teclado! parabens!

Manoel Carvalho (neco8bits) disse...

Obrigado Brad. Realmente nao é comum encontrar informaçoes sobre teclados mais polulares e curiosamente sao estes teclados que possuem um maior número de usuários repleto de dúvidas... Isto me lembra os tempos em que éramos usuários dos pequenos micros domésticos de 8 bits e das comunidades que formávamos em torno deles (e olha que nao tínhamos internet!), onde descobríamos seus segredos e compartilhávamos uns com os outros... era muito legal!

Anônimo disse...

OLÁ MANOEL CARVALHO, NEM SEI SE VC VAI LER ESSE COMENTÁRIO, MAS COMO FORMA DE CONVERSAR COM VC E PEDIR AJUDA, POIS TENHO UM E-403 E QUERIA PELO MENOS UNS DOIS RITMOS, PORÉM NÃO SEI COMO CONSEGUIR. CASO VC LEIA ESTE COMENTÁRIO E POSSA ME AJUDAR me add. heribertoborges@hotmail.com

Manoel Carvalho disse...

Heriberto, quais ritmos você deseja? De qual estilo? Eu converti algumas baladas... do que você está precisando?

Anônimo disse...

Manoel, parabens pelo blog...
Toh precisandu de ajuda. onde posso arranjar guaranias para psr-e413... envia pro meu e-mail se tiver, por favor...
gabrielgomesbr@hotmail.com

Henrique disse...

olá!!
tambem estou precisando de umas guaranias... se você tiver mande pro meu e-mail:
henrique_pelegrini@Hotmail.com
Obrigado!
:)

marcia disse...

Olá, tb sou uma APAIXONADA pela musica, e gostaria de sua ajuda, pois tenho dúvidas qto as funções do meu yamaha psr 403e...
Meu email é marciakeyboard@hotmail.com

Grata.

Manoel Carvalho disse...

Olá Márcia.
Poste aqui tuas dúvidas que tentaremos respondê-las na medida do possível. Tuas dúvidas podem ser comuns a outros leitores. :)

RickSam disse...

Vc disse que não dá para gravar as músicas feitas no e403 para o computador porque o e403 cria uns arquivos BUP de backup que junta todas as músicas. Referente aos BUPs é verdade, o teclado junta tudo mesmo agora para vc gravar as músicas feitas no teclado para o computador vc deve usar o software qtractor que envia tudo para o PC incluindo o rítmos e permite converter tudo para midi. É q agora estou no serviço e não vou conseguir mandar o manual do qtractor para vc, mas manda uma msg no meu email que eu mando anoite.
Meu e-mail é: jricksam@gmail.com