Versão 3.3

Notebook: O grande aliado do teu teclado!

Antes que você pense que este assunto (notebook's) está distante de tua realidade financeira... eu tenho uma boa notícia: Não está não. E quando falamos de desktops (computadores de mesa), muito menos ainda!

Muitos sabem do imenso mundo de oportunidades e descobertas que é ter um teclado musical interligado a um computador. Gerar composições, criar arquivos e estilos, modificá-los, gravar tuas músicas, misturar com voz, etc, etc, etc... E quando possuímos um teclado como o e403 que possui seu canal de comunicação via porta USB (que dispensa as interfaces MIDI convencionais), a coisa fica mais simples ainda.

O problema é que a grande maioria dos usuários acham que para usufruir de todo este potencial é necessário um super computador, moderníssimo, com gigas e mais gigas de memória... grande engano! Vou explicar...

O que poucos sabem é que trabalhar com áudio em computadores exige muito menos processamento e hardware do que trabalhar com vídeos, imagens 3D, jogos ou coisas do gênero. Aliás, nem placa aceleradora 3D é necessário. Ahhh... diz você, mas precisa de uma ótima placa de som!.... Nem tanto, digo eu. Na verdade, a "qualidade" da placa de som interfere diretamente no som sintetizado (que é utilizado pelos arquivos MIDI) e em efeitos de saída de som (tipo surround, áudio 3D, etc.) e, para suprir a falta de chipsets poderosos na placa, existem emuladores excelentes que simulam sons maravilhosos. Eu, por exemplo, utilizo o XG Soft da Yamaha, que emula o banco XG no meu modesto micro.

Durante muito tempo, meu desktop para utilizar com música era um Pentium 233 MMX, com Windows 98 SE, 64 megas de RAM, HD de 6 gigas, CDRom, placa de vídeo comum Trident de 2 megas e uma placa Sound Blaster AWE 64 padrão ISA (ô placa maravilhosa!!) e hoje podemos encontrar micros desta configuração por R$ 120,00 com monitor e tudo!!

Hoje utilizo um Notebook Toshiba Satellite1625 CDT, cujo processador é um K6II de 475 Mhz, com 194 Mb de RAM (porque utilizo o Windows XP. Com o 98/ME só precisaria dos 64 megas default), HD de 4.5 Gigas, aceleradora de vídeo e placa de som de padrão genérico e 01 porta USB (fundamental). Quanto custou? R$ 180,00!!! Nem é de se espantar tanto, pois com os preços de notebooks novos despencando, seria natural que as configurações inferiores despencassem também.

O que quero enfatizar aqui é que não existe a necessidade de máquinas poderosas para se trabalhar com audio no teclado... tenho muitos programas ditos "top" que rodam sem problema algum, sem nenhuma latência ou coisas do gênero. Pense comigo: se meu note estragar, vou lamentar apenas o prejuízo de R$ 180,00... rsrsrs, aliás, para que vou gastar R$ 2.500,00 com um note para utilizar em um teclado de R$ 800,00 ?? Não faz sentido. Agora, com um Tyros 2 dá vida... hehehe... aí sim!

A praticidade de um notebook aliada aos recursos dos softwares disponíveis (muitos são freewares) ampliam em muito o uso potencial do teu teclado. É literalmente um mundo novo de muitas descobertas e recursos antes inimagináveis. É claro que para usufruir de todo este potencial é necessário muito aprendizado, pois se tem algo que os desenvolvedores de software de edição de audio sabem fazer muito bem é deixá-los bem complexos!!
Agora, baixar arquivos para o teclado... isso é moleza. :))

E aí? Animou?...

Um grande abraço a todos

31 comentários:

fabito30 disse...

Parabéns amigo , gostei muito do seu comentário sobre o PSR E403.
Vc fala que dá pra usar o PC como aliado , vc poderia me explicar melhor quais seriam essas funções?

Tipo ,eu tenho um pc e um E403, ligando ele no Pc o que posso acrescentar no E403 , tipos de sons como pianos , strings ou só posso colocar acompanhamentos como bateria , jass tipo o pessoal que usa MIDI?

Não entendo muito bem , mas seria legal poder acrescentar estilos de sons . Porque acompanhamentos já temos o velhoe bom MIDI.

Desculpa a pergunta besta amigo , é que quero voltar tocar e nana mehorq ue ter um som excelente como os dos Korgs e Rolands.

Manoel Carvalho (neco8bits) disse...

Olá Fabito! Vamos lá: O e403 pode trocar arquivos MIDI (.MID) e arquivos de STYLES (.STY) com o computador. O primeiro te permite trocar musicas inteiras ou apenas acompanhamentos. Já o segundo é para apenas os acompanhamentos prontos do padrão Yamaha, com direito a repiques de bateria, finalizações, etc. Infelizmente no e403 você não pode acrescentar novos timbres (sons). O PC pode te ajudar neste caso apenas emulando sons de outros teclados através de programas específicos (tipo Virtual Sound Canvas da Roland) e de outros sintetizadores virtuais. Uma vez conectado o teclado no PC, você tocará no teclado e o PC emulará o som. Apenas isso. Com nosso teclado, de Roland ou outras marcas, apenas aproveitamos os acompanhamentos que podem ser convertidos para o formato aceito pela Yamaha. Importação de timbres novos, apenas em modelos mais avançados.

Liliane disse...

Oi, Neco!! Existe algum programa desse que seja free?
Estou querendo experimentar esse recurso de toca outros timbres usando o pc.
Com o meu DXG-620 dá pra fazer o mesmo que o PSR-e403, com o usb, colocar Sty e MID.
Existe hoje um joguinho,que tb nao é free, parecido com o guitar hero, só que para piano. Dá pra brincar com ele, mas ainda nao aprendi a usa-lo... Não sei se é pq a minha versao é DEMO rsrs Trata-se do Syntesia.

Se tiver uma dica de qual software usar para conseguir uns sons legais de rodhes etc... ah! sera que controlando assim um outro timbre, a gente consegue gravar o que foi tocado? VAleu!

Manoel Carvalho disse...

Existem sim Liliane, dê uma olhadinha nos links deste blog que vc encontrará muita coisa. Vou ver se posto algo sobre isso mais tarde no blog. Não saco nada do DXG-620 e não saberia o que se aplicaria a ele, mas lembre-se que arquivos MID´s não alteram os timbres, pois são apenas arquivos de códigos que são interpretados pelos teclados e executados com os timbres que já existem no teclado. Por exemplo: um mesmo arquivo .mid terá um som diferente no e403 e no dxg620. Para vc tocar um outro timbre (tipo do Rodhes), vc teria que ter um programa no computador que reproduzisse este tipo de timbre (ou parecido) e utilizar teu teclado apenas para acionar este programa (tocando nele e o som saindo pelo computador). Para gravar isso e ouvir no timbre que vc escolheu, seria possível somente através do próprio programa (no .mid que ele mesmo gerar) ou através do gravador de som do computador (que gravaria no fomato .wav). Lembrando que, em ambos os modos, este timbre poderia ser ouvido com a mesma sonoridade somente no computador.

Gilennon disse...

Boa Noite Manoel.
Sou iniciante e já estava interessado em aprender teclado, e graças à você fiquei mais ainda...
Obrigado

Será que você poderia fazer um tutorial para iniciantes para que eu possa entender como funciona o sistema...

Eu tenho um Yamaha PSR-630, dá certo?

Manoel Carvalho disse...

Olá Gilennon, que legal... o teclado é realmente um instrumento incrível. Estou fazendo um tutorial para aprendizado rápido de maneira pouco convencional... espero que ajude. Logo estarei publicando, ok? Obrigado.

André disse...

Olá Manoel,
Eu tenho um s550b da yamaha e gostaria de saber se da pra usar um computador para modificar os timbres? Pelo que entendi o teclado emite o som e o computador modifica né?

Grato

Manoel Carvalho disse...

Isso mesmo André. Existem programas que trabalham com os dados em código enviados pela interface midi e outros com o som analógico enviado pela saída (out/aux/fone) do teclado. No primeiro caso os dados são codificados e o programa interpreta, alterando o timbre (por completo) que sairá no computador. Já no segundo, estes programas trabalham com o som analógico mesmo e geram apenas "efeitos" neles. O som sairá também pelo computador.
Pesquise no fórum Cifra Club (verifique meus links do blog) que tem muitos artigos sobre isso.
T+!

naty disse...

tenho um psr 550 se eu conectar o pc no teclado eu devo ter um programa como sonar,?e eu posso baixar sons de outros teclados yamaha,?

Manoel Carvalho disse...

Oi Naty,
Se não me engano a conexão do PRS 550 com o PC é somente pelo cabo MIDI, sendo que ele tem também diskete para transferência de arquivos não é mesmo?
Você não tem o manual dele? Se não tiver, utilize o link daqui do blog para baixar um para você em formato PDF (possivelmente deve ter em portugues ou espanhol). Não sei dizer se o 550 aceita baixar timbres, mas estilos, com certeza.
Você pode usar o Sonar, mas existem programas mais leves e gratuitos para edição dos MIDIS, tipo o Anvil Studio.

Anônimo disse...

ola manoel
meu nome é adriano, tenho um kurweil sp88 e sei que el é um controlador como posso usar o sistema midi dele pelo pc e queria saber se tem como eu baixar alguns timbres pra ele e como usar isso conectado a o pc .
um agrande abraço fica na paz

Manoel Carvalho disse...

Olá Adriano,
Infelizmente desconheço este modelo de teclado. Somente posso orientar em modelos Yamaha da linha PSR eXXX, que são os que eu sei operar. :/

joão paulo disse...

olá!! tenho Um notebook DELL 4gb/ram e um YAMAHA PSR-740
quero usar sons de Roland nele (pianos)como faço??

Anônimo disse...

Olá, boa noite!!!preciso de ajuda!rs. Toco violão na noite,mas atualmente só o violão não tá ficando muito legal, eu queria algo que pudesse acompanhar, mas não só uma bateria eletronica, algo com baixo, teclado que seguisse as notas do violão.pedi ajuda na net sobre isso , não achei. Bem, ganhei um teclado yamaha psr 550, que le disquete,mas pra minha sorte o drive do disquete esta ruim.me disseram q com esse teclado eu poderia fazer acompanhamento pro violao, mas veio sem manual, eu procurei na net e nada.Bem, minha duvida é: Tem como eu conectar um notebook no teclado?se tem, qual o cabo?e conectado ao teclado, tem como eu mudar o tom das musicas, como faria se fosse pelo disquete???pq um amigo tem um teclado desse com disquete bom e ele coloca as midis e muda o tom de acordo com o timbre pra cada musica...com o notebook dá pra fazer????alguma outra dica pra me ajudar? obrigada

Manoel Carvalho disse...

Olá Stra.....??
Bem, é o seguinte... quanto ao manual, você encontra facilmente na página da Yamaha (veja o link na nossa seção de links úteis na coluna direita do blog). Teu teclado (que é muito bom) tem entradas para cabo MIDI (leia nossos posts sobre o assunto) e ele pode ser conectado tranquilamente a qualquer notebook com uma interface MIDI-USB (temos artigos sobre isso também). Com esta opção, o drive de disco defeituoso se torna um problema dispensável. Exitem "n" programas para você trabalhar arquivos MIDIS e, se interessar, disponibilizamos um DVD completo com todos eles.
Leia com atenção e paciência os posts acima e boa sorte em teu aprendizado!

Anônimo disse...

Manoel, tudo na Paz? Preciso de sua ajuda. Tenho um teclado Kurzweil SP76 conectado a um notebook. Acontece que quando toco um acorde, as notas são reproduzidas quando solto as teclas, ocorrendo uma dupla sonoridade. O que pode ser ?

Manoel Carvalho disse...

Olá... apesar de não conhecer absolutamente nada deste modelo de teclado, isso tá me parecendo um delay (atraso) na resposta do notebook. Geralmente isso é causado por características da interface MIDI, configurações que passaram desapercebidas no programa que você está utilizando ou na hora de instalar o driver da interface.

Manoel Carvalho disse...

Pessoal, só para atualizar este post: Hoje utilizo um notebook Dual Core dom 3 Gb de memória RAM(que dá e sobra para qualquer programa de edição musical), porém com Windows 7 instalado. Este último sistema operacional geralmente tem problemas de compatibilidade com vários programas de edição musical, daí recomendo o uso do bom e robusto Windows XP. Outra coisa: Esta semana adquiri um notebook Athlon XP da HP, com 512 de RAM por apenas R$ 300,00... é, os preços estão despencando mesmo.
Abraços a todos!

Nelson disse...

Olá. Gostei muito do material que voce tem disponibilizado para iniciantes como eu. Gostaria de te pedir uma ajuda: Tenho um Yamaha V50 e não gosto do piano dele. Gostaria de encontrar um timbre na internet e gravar em um cartão MCD64 - dizem que é compatível. Sabe me dizer os passos que tenho que dar? onde comprar o cartão, onde encontrar o timbre, se precisa de adaptador, qual é e como conseguí-lo, como instalar e coisas assim. Agradeço antecipadamente. Desejo sucesso a voce.

Tiago Moreira disse...

Olá Manoel. Eu tenho um teclado Yamaha S30 e um notebook com o windows 7 instalado, é uma boa máquina. Queria passar a trabalhar com os dois juntos, mas não saco nada.O que devo fazer? quais programas posso usar? Gostaria de tocar timbres de outros teclados.
Um abraço!

Manoel Carvalho disse...

Olá Tiago,

Olha, primeiro passo é ler o teu manual do teclado (se vc não tiver, com certeza tem para download no site da Yamaha, nem que seja em espanhol), assim vc fica sabendo como são os meios de comunicação externa dele (eu acho que ele tem entrada para cartões e portas MIDI onde vc pode utilizar a interface MIDI-USB que já comentamos bastante aqui no blog).
Feito isso, vc deve escolher alguns programas para trabalhar, dependendo do que vc deseja fazer. Tem programas para tudo!... No DVD que vendemos aqui gravamos uma infinidade de programas para uso com o teclado. Não sei se o teu modelo aceita novos timbres (vc terá que ver isso também no manual), porém, caso não aceite, vc poderá utilizar os que são gerados (via software) no computador utilizando a interface MIDI (com os programas apropriados).
No mais, como já disse anteriormente, infelizmente desconheço este modelo de teclado. Somente posso orientar em modelos Yamaha da linha PSR eXXX, que são os que eu sei operar. :/
Grande abraço e boa sorte!

tuca sp disse...

ola....existe algum módulo externo em que eu possa salvar os timbres salvos no psr 550???....não aguento mais criar e melhorar alguns efeitos e salvar sómente em discketes...teria como criar um banco de efeitos e timbres do psr 550, nun dispositivo externo para ter todos com acesso fácil, por exemplo ...ou só consigo salvar em disquete mesmo??

obrigado...
tuca sp

Manoel Carvalho disse...

Olá Tuca,
Olha... acho que você "está chorando de barriga cheia"... rs
Brincadeiras à parte, se o teu teclado não tem saída USB (como na linha S da Yamaha), a saída mais prática é só pelo diskete mesmo. A outra é quando você utiliza o cabo MIDI para gravar em um PC, dentro de um programa editor. Mas acho menos prático do que utilizar os discos.
É isso aí! :)

miro23 disse...

ola,amigo tenho ummmmmm yamaha,psr 555 e540,gostaria de saber qual progama que devo uzar no noti,para tocar no teclado e sair son no note com tinbres de outras marcas de teclado,
obrigado.joao.

Gabriela Vercosa disse...

Olá, eu tenho um Yamaha psr e-413,
gostaria de usar sons de outros pianos nele, tipo kurzweil ou roland e orgaos da korg.
é possivel fazer isso com ele conectado a um notebook?
comprando aqules pacotes de timbres prontos, será que consigo usar?
ou só como emulador? e onde eu encontro algo assim pra usar no meu teclado?
Muito obrigada

Manoel Carvalho disse...

Olá Gabriela,

Não é possível inserir novos timbres no e413, mas você pode emular novos sons de piano com ele conectado ao notebook, bastando utilizar a conexão USB e programas apropriados para isso (tipo VST´s).
No DVD que anunciamos no blog tem alguns bem legais (entre outras infinidades de programas e arquivos). Caso tenha interesse em adquirir, escreva para este e-mail que te passo as coordenadas: neco8bits@yahoo.com.br
Grande abraço!

Jotay disse...

Oi, Manoel! Parabéns pelo blog, bastante oportuno. Tb tenho um e-403 e estou com dificuldades de utilizar o note, sem um suporte adaptador. Conheces algum para facilitar o uso? Obrigado.

Manoel Carvalho disse...

Huummm... já vi um, mas infelizmente não sei onde comprá-lo. Mas nada que uma boa pesquisa na net não resolva. :)

José Aldo Canos disse...

Olá Amigo ! Como faço para conseguir este Emulador XG Soft da Yamaha, me interessei bastante, pode me ajudar ?
aldocanos@hotmail.com. Abraço. Aldo

Cristãos do RN disse...

Boa noite, eu tenho um teclado PSR433 e gostaria de saber se posso conectá-lo no meu computador por uma simples entrada USB. E se for possível fazer isso, em quê isso melhorará meu teclado??
obg.

karlinhos oliveira disse...

ola gostaria de saber se o teclado psr e413 se tem como ligar no pc pra samplear ele