Versão 3.3

Vídeo-Aulas de Teclado - Conclusão

Bem pessoal, aqui nós concluímos as avaliações.
Gostaria de lembrar novamente que o nosso foco é o iniciante e o que estas vídeo-aulas poderão acrescentar ao seu aprendizado.

Eu, quando me interesso por algum assunto (neste caso o aprendizado do teclado), geralmente saio buscando o maior número possível de fontes de informação e, quando me dou conta, estou cheio de DVD´s, apostilas, métodos, etc. Já notei que isso faz parte de minha natureza e, apesar de rapidamente eu adquirir um conhecimento razoável do assunto, me custa muito $$$... e aí, tenho que me controlar... :/
O bom desta história toda é que posso compartilhar com vocês estas informações e poupá-los de investimentos desnecessários, se bem que cada um destes materiais traz uma informação diferente e, apesar de suas falhas, complementam-se um ao outro. Vejamos do seguinte ângulo: Se eu fosse pagar 1 hora de aula particular, possivelmente me custaria, em média, R$ 30,00. Levando-se em conta este fator, o investimento nos vídeos/materiais são interessantes pois, ao contrário da aula, você pode repetir quantas vezes quizer. É claro que nada substitui uma boa aula, mas justifica o investimento. Se você puder, além de adquirir o material, pagar umas aulas avulsas para esclarecer dúvidas, será ainda melhor.

Mas, voltemos aos comentários...
Quando penso em uma video-aula eficiente, ou seja, aquela que te ensina a tocar tecnicamente correto no menor tempo possível, penso em aprendizado de teclado popular. Isto por que já sabemos que, aprender teclado clássico com leitura de partituras e tudo mais, é inviável em apenas uma ou duas vídeo-aulas. Pode-se aprender até sem o auxílio de um professor, porém exige-se uma disciplina rígida, que foge à rotina disponível de tempo da grande maioria dos iniciantes. Porém, muitos buscam este tipo de aprendizado (estão certíssimos em querer se aprofundar no assunto e admira-me a disposição desta turma)... então, o que fazer?
Bem, tentei fazer abaixo um resumo prático do melhor aproveitamento destas vídeo-aulas.
Como eu disse anteriormente, todas são úteis em algum ponto, mas nem todas você precisa adquirir.

Qual é o teu perfil?

1) Quero aprender teclado popular, de maneira mais rápida. Quero mais prática e menos teoria.
R: O indicado é o curso do Ozéias Hipólito e do João Camargo. O do Alan Gomes entra se você desejar um pouco mais de teoria.

2) Sou evangélico e quero aprender teclado para tocar na igreja e para adorar à Deus.
R: O indicado é, sem dúvida, o curso do João Camargo (os 2 DVD´s).

3) Quero aprender teclado clássico, com leitura de partituras, etc.
R: O indicado é o curso do Marcelo Elias e da Pamela Carvalho. O do Alan Gomes pode, apesar de ser popular, acrescentar informações técnicas importantes.

O campeão...
Dentro do meu conceito de aprendizado prático, dou destaque ao curso do João Camargo Junior.
Apesar de ser um curso voltado exclusivamente para o segmento evangélico (todas as músicas são canções ministradas em igrejas), fiquei surpreso com a metodologia, bastante leve e muito prática, sem deixar de lado alguns princípios técnicos fundamentais.

É isso aí. Espero que tenham gostado.
Logo estarei comentando alguns métodos.
Um grande abraço a todos!

6 comentários:

Liliane disse...

Estou trocando os meus 2 dvds da pamela por 2 dvds do J. Camargo. O que acha?

Manoel Carvalho (neco8bits) disse...

Acho uma boa... só que vai ser difícil alguém que possua os do J.Camargo querer trocar com vc...(rs)

Silver disse...

Muito boa essas analises das videos aulas, pois serve como referência pra muita gente que fica com pé atrás na hora de adquirir as mesmas.
Como tenho como objetivo aprender pra tocar na igreja e também tirar um som com colegas, acho que futuramente vo pegar os do camargo e da prof Pamela.
Nota 10 pelo trabalho vlw.

Anônimo disse...

Olá Manoel
Eu sou como você uma auto-ditada
Comecei a tocar lendo revistas da editora Ática (revista teclado comercializada na década de 90).
Eu estou em busca de video-aula que foca essencialmente a partitura, mostrando tecnicas para leitura e execução e conceitos, exercícios sobre esse tipo de escrita.
Os Dvd´s da Pamella seriam os mais indicados para aquisição?
Jà tenho uma noção de leitura por ter lido sobre teoria musical e vai minha dica para você: aprenda Teoria Musical, sem preocupar-se tanto com o instrumento, depois de assimilado o conteudo de teoria, aplica-lo no teclado será moleza.

Mande-me um e-mail se puder:
lorenaadrian@gmail.com

Obrigada pela atenção
Lorena Adrian

Sergio disse...

Olá acho que tem um método que tem q entrar na avaliação ai, do Professor Heitor Castro da Mais que Musica é algo inédito no mercado vc aprende como se fosse na Sala de Aula, pra quem não sabe nada é fantástico ja adquirir 3 DVDS é contado por mês, DVD 1 Primeiro Mes e assim vai, www.maisquemusica.com.br
Tai ai minha dica, procure material dele no youtube.

Anônimo disse...

ola sou novata em teclado, mas ganhei um yamaha psr 423 e quero muito tocar na igreja, alguem pode me dar alguma dica pra me ajudar..como adiciono playback....ah alguem tem algum video de como tocar entra na minha casa ..passo a passo....obrigado