Versão 3.3

Como instalar a interface MIDI/USB...

Quando comprei esta interface (por R$ 35,00 no ML), pensei que ela viria com algum driver de instalação, porém, para minha agradável surpresa, é só plugar na porta USB e pronto. O XP reconhece imediatamente como "dispositivo de áudio USB". Simples assim.
A Prelude, que é bem mais cara, necessita de 2 drivers... portanto, saia fora dela! E viva os chineses! :))
No caso da minha interface, basta configurar as entradas e saídas MIDI do programa que você irá utilizar para este dispostivo.
Veja abaixo o exemplo do Musicsoft Downloader da Yamaha (utilizado para a transferência de arquivos nos modelos da linha PSR e).
Importante:
Ligue os 2 plugs midi da seguinte forma = cabo IN na saída OUT do teclado e cabo OUT na entrada IN do teclado.

Adicionado em 22/02/2010: Para aqueles que estiverem com problemas em ligar a interface MIDI, recomendo a leitura dos COMENTÁRIOS deste tópico. A solução do teu problema pode estar lá.

169 comentários:

wellington disse...

Opa! Procurando ajuda na internet, achei seu blog, e é justamente o que procurava... Então... Tenho um cabo midi-sb ( por coincidência igual a este do post ). Conecto meu teclado ( Yamaha PSR E-313- também igual a este ;) passo os arquivos de estilo ( formato .sty ) e o teclado recebe e reconhece. e quando coloco pra tocar, ele até toca ( posso saber através da marcação do compasso no display ), mas não emite nenhum som. :S Será que estou fazendo algo errado, ou o erro está nos arquivos?
Desde já agradeço, e parabenizo pelo blog.
Abraço.


M. Wellington

Manoel Carvalho disse...

Olá Wellington,

Possivelmente o arquivo está com problemas ou não é compatível com o e313. Isso acontece quando tentamos utilizar arquivos de outros modelos de teclados com mais recursos... Agora, é importante verificar se isso só ocorre com um arquivo específico ou com todos que você tenta transferir. Procure um arquivo style mais simples e faça um teste. Se o problema persistir, aí pode ser algo mais complexo. Tente transferir os arquivos que vieram no CD, ou que estão no site da Yamaha para o modelo do teu teclado e tire esta dúvida. Depois poste aqui o resultado, ok?
Um abraço!

Mr. Teeth disse...

Manoel, caríssimo:

Comprei o E-313 para a minha mulher aprender a tocar mas não conseguia ligar o danado na USB do computador, até ver esse post. Mas como é que pode ser invertida a coisa?!? O lógico seria IN no IN e OUT no OUT. Só funcionou depois que eu li seu blog e troquei os plugues de lugar. Obrigado e parabéns pelo blog, adorei e voltarei sempre!

Manoel Carvalho disse...

Hehehe... na verdade é fácil de entender: a SAÍDA (out) de um liga na ENTRADA (in) de outro... este é o raciocínio deles. Que bom que gostou do blog. Se precisar, estamos aí. :)

Welyton disse...

muito boa explicação pra nois que estamos começando no ramo midi...

obrigado

wellington disse...

Manoel, Desculpe a demora em responder o post. Estive ausente por algum tempo... Mas voltando ao assunto, Tenho que comprar os cd's que você falou , certo? E o no site da yamaha não encontrei styles para download ( http://www.yamahamusical.com.br ) * o site é esse mesmo?
Se não for, pode me mandar o correto, por favor?
Obrigado!


** Feliz ano novo pra você e todos ao seu redor.
Abraço.

Manoel Carvalho disse...

Olá Wellington,

Vou colocar a venda aqui no blog um CD com milhares de MIDIS e STYLES para facilitar a vida do pessoal... aguarde só uns poucos dias, ok? Assim fica mais fácil, pois muitos links acabam falhando ou são abandonados.
Um abraço!

Douglas disse...

Ola!! Comprei um cabo MIDI/USB igual ao da foto postada porém, mesmo fazendo td conforme postado não consigo fz com que meu pc reconheça o teclado e as luzes do cabo midi somente a IN fica piscando a out nem acende. Gostaria de saber se tem alguma forma de testar esse cabo pra saber se o msm esta com defeito ou é a entrada MIDI do teclado vlw

Manoel Carvalho disse...

Olá Douglas!
Você se certificou que ligou os cabos no lugar certo, ou seja, IN do cabo no OUT do teclado e vice-versa? O "sintoma" parece de cabo invertido... Não ligue IN em IN, mas IN em OUT. Não parece lógico, mas é assim que fnciona. Qual é o modelo do teu teclado? Se persistir o problema, teste o cabo em outro teclado e, se funcionar, tuas portas midi do teclado podem estar com problemas. Caso contrário, o problema poderá estar na interface MIDI/USB. Não tem mistério, ligando o cabo direitinho o computador reconhece tranquilamente (de Windows XP pra cima...). Observe também que, após ligá-la, você deve selecionar a porta de comunicação correta (como na imagem acima) em cada programa que você for utilizá-la, senão ela não comunica. Isso tem que ser feito em todos os programas. Boa sorte!

Hollyvia disse...

OLÁ!SOU FERNANDO E ACABEI DE COMPRA UM TECLADO YAMAHA PSR E313, NÃO SEI TOCAR NADA NELE,MAS VOU ENTRAR NA AULA PRA APRENDER SÓ TOCO VIOLÃO.O MANUAL DO MEU ESTA EM INGLES,CONSIGO ADQUERIR EM PORTUGUES??? PARABENS PELO BLOG

Manoel Carvalho disse...

Olá Fernando, seja bem vindo!
O e313 é um ótimo teclado.
Você baixa o manual dele em português no link de manuais da Yamaha (veja na coluna de links aqui no blog).
Sucesso!

assisf disse...

Em primeiro lugar meus parabens pelo excelente blog e pela ajuda a todos que o visitam. Meu problema é igual ao do Douglas, o cabo MIDI/USB igual ao da foto postada porém, mesmo fazendo td conforme postado não consigo fz com que meu pc reconheça o teclado e as luzes do cabo midi somente a IN fica piscando. Caso tenha surgido alguma solução ficaria muito agradecido.

Manoel Carvalho disse...

Olá Assis,
Bom, o procedimento funciona desta maneira:
1º)Ao conectar o cabo midi no teclado (desligado) e em seguida no PC, acende apenas o led vermelho.
2º)Em seguida, ao ligar o teclado, irá acender o led laranja (IN). O azul fica apagado.
3º)Agora é preciso configurar as entradas e saídas do sinal midi NOS PROGRAMAS que você irá utilizar. TODO programa tem que ser configurado, senão ele assume a interface midi do PC (que vem instalada com a placa de som) e não a do teclado (que deverá ser "DISPOSITIVO DE AUDIO USB", como é o caso DESTE modelo). Feito isso nas entradas (IN) do programa e nas saídas (OUT), ele estará pronto para interagir com o teclado.
4º)O led azul (OUT) da interface só irá acender quando o teclado estiver comunicando com o PC. No caso do Musicsoft Downloader da Yamaha, é aconselhável utilizar a opção "CHECK" após selecionar a interface para verificar se o sinal está funcionando corretamente(vide foto).
Se você seguir a risca este procedimento, não tem como errar. Se ela não comunicar, poderá estar com problemas.
OBS: As vezes o PC dá umas "engasgadas", mas aí é só desligar o teclado, desconectar da porta USB e em seguida reconectar novamente.
Espero que tenha êxito. Se tiver, poste aqui se der tudo certo, ok? Isso pode ajudar a outros com o mesmo problema.
Um abraço!

Marcos disse...

Quem tem um PSR3000 pode usar o cabo usb da impressora, ou este cabo permite algumas funcionalidade amais?

Manoel Carvalho disse...

Não conheço as conexões do PSR3000, mas imagino que ele tenha um USB/Host, etc. (que, em muitos casos, é o mesmo cabo utilizado em impresoras). Para um equipamento destes, é mais que recomendado (aliás, indispensável),a leitura do manual. Ele possui uma enorme quantidade de recursos que superam em muito os teclados para iniciantes e ao escopo dete blog.
É um verdadeiro "maquinão"... :)

Jadiel Silva disse...

Manoel, boa noite. Parabéns pelo seu blog. Bom, esses dias eu comprei uma interace MIDI-USB (que por sinal é igual a sua). Quando eu conecto ela como informa o manual do teclado (PSR-E313) ela nnão reconhece no musicsoft downloader, nem em outros programas que euu possuou que usa conexões MIDI. Porém quannd eu conecto a entrada "In" na porta "In" e o "Out" na porta "Out" ele reconhece nos outros programas (Ex: One man band, Synthesia etc) mas continua sem reconhcer no musicsoft downloader. E agora, o que é que eu faço?
Desde já, muito obrigado

Manoel Carvalho disse...

Olá Jadiel, recomendo que você (e todos que estão com problemas nas ligações MIDI) que observem COM MUITA ATENÇÃO as instruções acima que passei para o Assis. Não tem como errar neste procedimeno.
Mas posso te adiantar que ligar o "IN" desta interface no "IN" do teclado está errado. Entretanto, só de você conectar a interface no PC, mesmo estando errada na ligação com o teclado ou sem estar ligada, ela será reconhecida. Mas APENAS reconhecida. Isto não quer dizer que irá funcionar. Para tanto, ela precisará estar ligada no teclado de forma correta (IN em OUT e vice-versa). Este programas que você citou devem apenas estar reconhecendo a interface, porém não estão comunicando com o teclado. No programa da Yamaha, o MD, você terá que testar na opção "check conection", escolhendo a porta correta e clicando em "CHECK". Coloque os cabos na posição correta e efetue o teste no MD. Deverá aparecer um "OK" após o teste. Faça desta forma e dará tudo certo. Não tem outra maneira. O correto é assim mesmo.
Boa sorte.

lucas disse...

tem que aperta algum botão no teclado? pq o meu tb no reconhece ñ, só no synthesia porem num funciona.

Manoel Carvalho disse...

Olá Lucas,

Você deve apenas ligar o teclado.
Observe criteriosamente cada detalhe das instruções acima e veja se não está fazendo algo errado.
ATENÇÃO: Caso vocês resolvam o problema, postem aqui onde foi que vocês erraram, para que nossas intruções sejam confirmadas e outros possam também esclarecer suas dúvidas.

ICKSON disse...

Olá parabéns pelo seu blog!!! Amigo eu estou com o mesmo problema da maioria das pessoas, o MD da yamaha quando eu coloco os cabos ele não consegue reconhece em vez de aparecer o "Ok" ele aparece "Failed" fiz do mesmo jeitinho q vc falou conectei a usb no pc depois coloquei o cabos do jeito certo no teclado desligado e depois liguei e quando fui no MD q vou clicar em check ele diz failed! por favor me de uma ajuda!!!

Manoel Carvalho disse...

Olá,

1)Experimente inverter os conectores do cabo midi no teclado.
2)Verifique também se a interface midi está aparecendo em: Painel de Controle/Sons e Dispositivos de Audio/Audio/Reprodução de Musica Midi (p/ Windows XP*). O cabo tem que estar conectado no PC e no teclado (utilizando o MD, o teclado tem que estar ligado).
Se o MD está dando "failed", é porque não encontrou a interface.
3)Preste MUITA atenção nos detalhes das explicações anteriores, pois não tenho mais nada o que acrescentar. Está tudo descrito nas respostas acima.

(*)Observação para todos: Utilizo somente o Windows XP. Não sei dizer como é o funcionamento com o Vista ou Windows 7. Pode haver incompatibilidades.

Boa sorte!

thyago disse...

Bom sou novo no pedaço! Faço arranjos musicais para a mocidade e adolescentes da minha igreja. Pedir para que um eletronico aqui da cidade montasse um cabo midi para mim. Ele ja tinha o esquema pois ja havia feito para outro clientetambem. Pois bem, foi feito para mim, aparentemente o cabo esta bom, mais nao tem nenhum led vermelho/verde como eu vejo todos postarem aqui. S o perciso saber como eu sei se o cabo esta em comunicação com o computador e se tenho que fazer algum tipo de configuração no PC ou no software de musica para que haja a comunicação entre ambas as partes. Eu uso um teclado Yamaha PSR310 e o sotware e FINALE2008. Ja me acostumei com Ele por isso nao queria troca-lo e bem complexo porem muito completo. O cabo tem entrada/ saida( IN/OUT) e a outra ponta a DB15 para a placa de som. Pedir para mudar minha placa de som onboard para a Genius, até porque tinha dado problemas e nao emitia mais som nehnhum. Estou precisando saber como faço para certificar que esta em comunicaçao o cabo como o pc e depois como faço para comunica-lo com o FINALE, quais intruções serão necessarias para fazer funcionar meu teclado musical direto com o finale.



Desde ja muito obrigado a todos.

Deus seja louvado em nossas vidas!!!!!

Manoel Carvalho disse...

Olá Thyago,

Graça e paz seja contigo!
Bem, eu creio que estas intefaces MIDI que utilizam a porta do joystick (DB15) precisam de um driver apropriado para funcionarem. Eu lembro de um driver genérico da Roland que vinha em uma inteface dessa e funcionava em qualquer outro modelo... agora, creio que você vai precisar de um desses para completar a comunicação teclado/pc. Se for complicado para você achar, creio que uma interface desta acima (tipo MIDI/USB e que não precisa de drivers) pode ser encontrada facilmente por R$ 35,00 no Mercado Livre... de qualquer forma, você terá que configurar a interface no Finale, indicando qual é a porta MIDI (in e out) que você está utilizando.
Boa sorte!

Lucas disse...

olá Manoel,
gostaria de saber se eu posso conectar o meu teclado (psr E313)em algum programa de timbres de piano, se isso for possivel eu gostaria que vc desse umas dicas de como conectar, e qual o progama mais recomendado para a minha nececidade!

valeu,
muito obrigado e um abraço!

Manoel Carvalho disse...

Olá Lucas,

Eu já acho os timbres de piano do 313 bem legais, mas lembro de ter visto alguns programas que te darão esta possibilidade de experimentar novos timbres... Na verdade, você não poderá colocar novos timbres no teclado e sim fazer com que teu teclado acione (via interface MIDI) um programa no computador que executará os novos timbres. Ou seja, o som sairá do computador! E, para que o som seja satisfatório como o que sai diretamente do teclado, é preciso ter boas caixas de som e uma boa placa de áudio (nos computadores mais novos, as placas, mesmo as on-board, são bem satisfatórias e com muitos efeitos). As vezes costuma-se dar um delay (pequeno atraso) entre o momento que você aciona a tecla e a resposta do computador. Geralmente isso se dá em computadores mais lentos (abaixo de 1 Ghz), com pouca memória e com interfaces midis genéricas. Obs: Mesmo as genéricas, tipo esta que mostramos neste artigo, possuem boa performance em coputadores velozes.
Mas voltando a tua pergunta...
Existem programas que rodam os chamados PLUGINS VST, que são os timbres virtuais. Muitos tecladistas utilizam estes timbres para tocarem junto com o som que utilizam no teclado, como uma segunda voz. Existem vários programas que acionam estes plugins, como os complexos, pesados e pagos (tipo Cubase)e outros gratuitos e mais leves (tipo o Cantabile Lite). Existem vários outros, bastando pesquisar na Net. Estes programas carregam o arquivo (plugin VST), que é um arquivo .dll e você, após estabelecer a conexão do teclado com o programa, poderá utilizá-lo como um novo timbre. Existem vários arquivos destes pela Net, pagos e gratuitos também. Com respeito ao timbres de piano, eu vi um arquivo (.dll) chamado 4Front Piano, que promete sons espetaculares de piano de calda(rs)... Só não lembro se é free ou pago. Outra coisa: Estes plugins são meio "chatinhos" e costumam rodar em uns programas e em outros não... :/
Espero ter ajudado.
Boa sorte e sucesso em teu aprendizado!

Ericson André disse...

Olá Manuel... comprei um cabo usb midi há um tempo e hoje resolvi liga-lo... tenho um dsr-1000 yamaha, bem antigo... quando liguei o cabo no usb ele instalou como 'dispositivo de audio usb'... liguei como está descrito aqui(in-out e out-in). Estou usando cubase, usei o dispoditivo como in e um vst como out e NADA, o led fica ligado laranja todo o tempo. dai resolvi inverter os cabos, dai outro led começa a piscar, e até funciona, porém errado, algumas teclas tocam no programa, e o sustain tende ao infinito... tens como me ajudar??? ficaria agradecido...

Manoel Carvalho disse...

Olá Ericson,

Seja mais detalhado para que eu possa tentar entender o que está ocorrendo.
Qual é a configuração do teu computador?

lucas disse...

vc quer me vender seu cabo? pq eu comprei um e a luz vermelha fica ligada o tempo todo. meu teclado é o psre313.eu liguei tudo certo como vc falow (in-out, out-in).tem como saBER se a midi do teclado ta ruim?

Manoel Carvalho disse...

Não tenho interesse em vender meu cabo Lucas... ele é muito útil para mim. Interface midi hoje em dia é muito baratinha... Quanto a saber se a tua porta midi está ok, acho que a forma mais fácil é você testar o teu cabo em outro teclado... se funcionar, aí concluímos que tua porta midi no teclado está com problema. Se ele não funcionar, o problema será o cabo.
Boa sorte na tentativa!

lucas disse...

tem outro programa alem do music soft sownload não para transferir arquivos midi? para o teclado? o meu é 1 psr E313, no synthesia a musica do jogo condeguir reproduzir atraves da caixa do teclado. o cabo ta funcionando, porem o MD não reconhece o teclado e da failed.

Manoel Carvalho disse...

Ahh... então neste caso Lucas, você não está configurando a porta correta no MD. Antes de testar, você deve configurar a porta correta nas configurações do programa. Para isso a interface deve estar conectada no computador, senão ela não aparecerá nas opções de portas disponíveis.

Programas TMK disse...

Olá, gostaria de saber como e o que é preciso para que eu possa emular os sons do computaor no teclado (630), ou vice-versa, pois uso o programa Fruits Loops que tem varios sons legais, tenho um cabo midi/usb, mas quando toco duas notas juntas parece que trava o cabo, o computador continua funcionando normal (phenom x4). sera que é a placa de som que não aguenta? qual placa de som vc me recomendaria.
Obrigadão....

Manoel Carvalho disse...

Olá...
Observe o que escrevi sobre os plugins VST logo acima para emulação de sons no computador. Já emular timbres no teclado não é possível. Você sempre terá que utilizar os timbres disponíveis de fábrica (Obs: não confunda timbres com arquivos midi...).
Este problema que você relatou pode ser causado por um delay da interface midi, por algum problema de configuração dos drivers da interface ou (como vc já observou) pela placa de som. Mas geralmente estes computadores mais novos, possuem boas placas de som, mesmo as on-board. Existem outras mais profissionais, mas eu não saberia te indicar nenhuma, pois utilizo meu teclado apenas a nível de usuário comum e o equipamento modesto que possuo já me atende.
Mas antes de gastar com outra placa, experimente utilizar uma outra interface midi (nem que seja emprestado de alguém) para tirar a dúvida.
Boa sorte!

_ToTy_ disse...

Bom Dia :)
Eu tenho 3 reclados casio
um diferente do outro, vc sabe me disser se eu comprar os cabos, irá funcionar ? e qual é o nome do cabos ;$ HUAehAae, Qualquer coisa compro um teclado no Paraguay *-* HUAehuAE

Abraço.
Muito Bom o Blog, isso mesmo que tava procurando.

Manoel Carvalho disse...

Olá, infelizmente desconheço as características técnicas dos teclados da Casio... apenas posso orientar em teclados da linha Yamaha PRS eXXX, os quais eu sei operar. :/

ERNANI J. ALVES disse...

Caro Manoel,

Continuo tendo problemas em relação a conexão USB-MID. Tenho uma bateria eletrônica Yamaha DD65 e infelizmente tudo qeu foi recomendado até aqui foi feito, porém sem sucesso. Não consigo interface com o computador, já fiz IN em OUT mas continua não dando certo. Você conhece alguma coisa dessa bateria?
abs... muito bom blog

Ernani

Prof. Ernani Alves disse...

Manoel, você tem alguma experiência com a bateria eletrônica da Yamaha DD65?
Já segui todas as recomendações do blog para conectar ao PC, porém sem sucesso. O PC não reconhece o drive. QUando os cabos estão concetados IN em OUT e vice versa o led do IN pisca enquanto que OUT não acende. Comprei a bateria há 15 dias e até o momento não consegui fazer interfcae com meu PC...Contatei também o suporte técnico da Yamaha, contudo, ainda não obtive uma resposta

grato,

Ernani

Manoel Carvalho disse...

Olá Ernani,
Gostaria de enfatizar que tudo o que discutimos aqui é aplicado somente aos teclados da linha PSR eXXX... Podem existir variações importantes na forma de conexão de outros equipamentos Yamaha. Sugiro que você faça o download do manual desta bateria no site da Yamaha (veja nossos links), pois deve haver algum pelo menos em espanhol.
Infelizmente desconheço a bateria.
Boa sorte!

Prof. Ernani Alves disse...

Caro Manoel,
Obrigado pelo retorno. Possuo o manual e já segui todas as recomendações. Tudo de bom

grato pela atenção

Ernani

SB Imports disse...

Olá, eu tenho um PSR-630 e tenho um cabo MIDI do mesmo modelo da sua foto.. o que acontece é que eu baixei o programa da Yamaha "musicsoft download", mas ele só dá falha no teste da conexão com meu teclado. Eu vi que meu modelo de teclado não é compatível com esse programa. Teria outra versão? Eu testei com o Voyetra e funcionou td ok! Mas eu queria um programa para criar uma playlist! E agora, qual eu posso usar e o que eu faço?

thiago reuber disse...

boa noite.
eu comprei um dispositivo midi, e achei que nao funcionava, mas numa outra tentativa vi que apenas a luz IN (amarela) de ficava piscando e a OUT (verde) permanece apagada.
Poderia explicar o motivo, se falta algum tipo de programa, efim.
desde ja agradeço.
thiago reuber

Manoel Carvalho disse...

Olá SB..., conforme você mesmo constatou, o MSD não é compatível com o PSR630, pois teu teclado não possui memória flash-rom. Não é possível transferir arquivos para ele via cabo midi (se não me engano, ele utiliza disketes, correto?). O cabo midi é utilizado apenas apenas para estabelecer comunicação entre ele e os programas e entre teclados com a finalidade de apenas executar o som e ativar comandos midi. Sugiro que você utilize programas tipo Calkewalk para criar e trabalhar com teus arquivos midi, pois é a melhor forma de aproveitar a interface do teu teclado que, apesar de mais antigo, é um ótimo equipamento!

Manoel Carvalho disse...

Boa noite Thiago..., apesar de você não ter sido específico na tua pergunta, creio que ela já está respondida nas que foram formuladas acima. Faça uma leitura rigorosa e preste atenção nos detalhes das respostas.
Sucesso!

Rdo22 disse...

Olá, novato na área! rs, vi seu blog e e acredito que vc possa me ajudar. Comprei uma interface parecido com a tua, fiz todo procedimento como vc orientou anteriormente e ainda não teve comunicação entre o pc e o teclado. Uso um korg X5d, configurei o teclado conforme o manual liberando midi e nada. Também testei em um Yamaha PSR 730 e também não teve comunicação. a interface acende apenas um led vermelho isso quando ligo no pc. existe algum drive para facilitar a comunicação entre os dois? ele só reconhece como dispositivo de áudio. Desde já agradeço.

Manoel Carvalho disse...

Olá Rod22,
Infelizmente pouco posso te ajudar, pois desconheço os procedimentos de conexão midi dos teclados Korg. O básico já está explicado acima (veja a explicação que dei para o Assis) e não existe mais nada a acrescentar. Preste muita atenção nas conexões... tem gente que, mesmo eu já repetindo a explicação, ainda conecta errado... Outra coisa é as configurações do PC e do teclado... tem muuuuuita gente errando nisso. Novamente repito a todos que ainda possuem dúvidas: releiam atentamente cada resposta que foi dada aqui neste artigo e lembrem-se que o artigo é destinado (e meu conhecimento também) somente a linha Yamaha Psr eXXX.
Boa sorte em seu aprendizado!

Anônimo disse...

Olá, possuo um cabo usb/midi que comprei a algum tempo, efetuei o teste para verificar se está tudo ok, efetuei as conexões corretamente conforme descreve no post, tentei efetuar um teste de conexão com o programa musicsoft downloader quando tento conectar e qualquer tipo de conexão ele dá o erro de falha. Qual recomendação o outro teste a fazer.

Obrigado.

Manoel Carvalho disse...

Olá,
O que seria "erro de falha"?...(rs)
Bem amigo(a), existem interfaces midi/usb que exigem a instalação de drivers específicos (como o caso da Prelude e outras), assim como configurar portas de comunicação (tipo COM1, COM2, etc) nestes respectivos drivers.
Se for uma "xing-ling" tipo essa minha acima, não precisa de nada disso. É só plugar e o sistema já reconhece.
Quando você intala o MSD da Yamaha, deve escolher o driver certo dentro das configurações dele e depois fazer o teste. Se o driver não estiver instalado ou não tiver sido configurado corretamente (como no caso que citei), realmente não funcionará.
Boa sorte!

Mile disse...

Acredita que eu quebrei a cabeça fazendo o meu cabo midi-USB funcionar, até que resolvi colocar o IN no IN e OUT no OUT e funcionou ! Hahaha...

Manoel Carvalho disse...

Pois é Mile.... nada é definitivo... rsrs
Vale lembrar a todos que os cabos podem vir com configurações diferentes, portanto façam como a Mile e testem em todas as posições! A informação que passei de posicionamento de cabos (IN-OUT) é para o modelo "xing-ling" que utilizo na foto... outros modelos podem variar.
Obrigado Mile!

MARQUINHO disse...

gostaria de saber como fazer, pois comprei um cabo mid usb e não estou conseguindo acessar no pc/ teclado , não sei mais o que fazer, não sei se é meu teclado que um psr630 yamaha facaria grato se me dessem uma boa solução

Manoel Carvalho disse...

Olá Marquinho.
Infelizmente não saberia como ajudá-lo pois o blog é destinado ao suporte de modelos mais novos da linha PSR eXXX (o qual utilizamos). Creio que o necessário sobre o assunto já está exposto nos comentários acima, porém não sei se é aplicável ao teu modelo.
Aconselho continuar tua pesquisa na Net. Sucesso!

Anônimo disse...

Olá Manoel, aqui é o (erro de falha) que foi postado uma dúvida como anonimo dia 17 de Agosto lembra? Depois de tanto efetuar testes resolvi comprar outro cabo usb/midi, e graças a Deus funcionou normalmente conforme as dicas acima, ou seja, o meu primeiro cabo estava realmente com defeito.

Obrigado pelas dicas e fique com Deus.

Carlos Fernando disse...

meu teclado é um Roland E-09.
esse cabo aí é compatível??... tenho o seguinte software ( FL_Studio, mais conhecido como Fruyt Loop)... pra poder usar os tons... meu cabo ta pra chegar.. esse cabo funciona para esse modelo?

Anônimo disse...

Inicialmente Parabéns pelo blog, e continue assim fazendo a diferença. Tenho um teclado Yamaha PSR520, bem antigo por sinal, mas conservado, e comprei a conexão midi/usb, fazendo todo procedimento e da mesma forma que os outros internautas as duas luzes acendem mais a azul não e o teclado não atua no programa. Uso o SYNTHESIA, a pergunta é: tenho que usar outro programa? o PSR 520 apesar de ter midi não reconhece por ser antigo demais? e outra quero trocar de teclado qual um bom teclado por um preço até R$ 2.000,00?

Manoel Carvalho disse...

Olá Carlos, infelizmente não conheço os teclados Roland... como você pode notar, apenas utilizamos teclados Yamaha da linha "e" (iniciante).

Manoel Carvalho disse...

Anônimo... como vc pode ler acima, apesar de conhecer o PSR 520, eu não faço amínima idéia de como ele é configurado para a comunicação MIDI, pois estes modelos mais novos da linha "e" possuem uma interface de comunicação diferente. Creio que a evolução natural do teu modelo seria o Yamaha S500 ou S550, mas não sei o valor.

_ToTy_ disse...

Boa Noite, Obrigado por responder minha pergunta anterior, então qual teclado da YAMAHA é mais compativel com o Programa Synthesia, PSR-E423 ou PSR-E323 ? estou afim de comprar um dos 2, depois que comprar, qual o nome dos cabos e programas que deverei adquerir, para conectar o teclado ao computador ?

2º como faço para fazer rodar as musicas no Synthesia, é so pegar musicas instrumentais, e converter para o formato adequado ? (qual é?)

Obrigado deste já,
e mais uma vez Parabéns Pelo Blog ;)

@matos_lima disse...

cara, o post realmente me esclareceu como deveria fazer! finalmente consegui fazer funcionar o teclado com o FL Studio e Cubase!

MichaelV disse...

Muito bom o blog, porém não consegui fazer funcionar meu cabo midi/usb..
Liguei certinho o cabo no teclado in/out out/in e no usb do pc..
O windows reconheceu o cabo, mas a luz vermelha fica acesa o tempo todo e as outras não acendem..
Baixei o programa Musicsoft Downloader, clico em connection check, coloco "dispositivo de áudio usb" em in e também em out, clico em testar e dá FAILED, tentei com todas as portas que aparecem ali na lista e todas falham..
Alguma sugestão ? POR FAVOR ?

regisapprobato disse...

Ola

Tenho um piano digital Yamaha p95 e comprei um cabo como o da foto que voce postou. Os drivers foram instalados automaticamente apos plugar o USB no PC. Baixei o MusicSoftDownloader (pois no manual diz que é necessário) e fiz verificação de conexão, sendo que o MSD diz que o instrumento está corretamente conectado. Quando procuro pela memoria flash do piano no MSD ele não localiza nada, embora tenha uma gravação armazenada. Não consigo passar midis para o piano e vice e versa. Uma luz verde fica piscando na interface o tempo todo em que esta conectada. Quando tento transferir um arquivo do PC para o piano, o piano trava. Voce tem alguma ideia do que eu tenho que fazer?

Obrigado

Regis

regisapprobato disse...

Ola

Tenho um piano digital Yamaha p95 e comprei um cabo como o da foto que voce postou. Os drivers foram instalados automaticamente apos plugar o USB no PC. Baixei o MusicSoftDownloader (pois no manual diz que é necessário) e fiz verificação de conexão, sendo que o MSD diz que o instrumento está corretamente conectado. Quando procuro pela memoria flash do piano no MSD ele não localiza nada, embora tenha uma gravação armazenada. Não consigo passar midis para o piano e vice e versa. Uma luz verde fica piscando na interface o tempo todo em que esta conectada. Quando tento transferir um arquivo do PC para o piano, o piano trava. Voce tem alguma ideia do que eu tenho que fazer?

Obrigado

Regis

Goldsense disse...

Também tenho um PSR 620 e o conetor midi via USB não funcionou. Não aparece a conexão usb para seleção dentro do MID SETUP do Midi Orchestrator Plus. Acredito que pode estar ligado ao fato de usar o windows7...há solução? ou se quiser utilizar tenho de voltar para o xp?

Anônimo disse...

Boa noite comprei um teclado m-audio axion 25, ja instalei o dryver nele, tudo certinho, poren nao consigo ouvir o audio dele, nas caixas de som, configurei tudo certinho o software de gravação ele tem o sinal do teclado poren nao sai o som, voce tem alguma dica sobre este assunto.;

Manoel Carvalho disse...

MichaelV: Essa mensagem de erro "FAILED" indica que o computador não está comunicando com o teclado. Verifique as ligações (releia tudo que postamos sobre isso aqui, inclusive as perguntas).


regisapprobato: Reveja sua conexão e releia as intruções de comunicação midi em teu manual. Veja se o teclado está em modo de comunicação. Isto está no manual.

Goldsense: Alguns programas midi são incompatíveis com o Windows 7... verifique com outros programas de comunicação.

Anônimo: Desconheço este teclado e suas características. Infelizmente não saberia como ajudá-lo.

MichaelV disse...

Manoel Carvalho, eu já li tudo várias vezes e a ligação está certa, isso que é estranho, tô achando que meu pc tem algo errado, terei que testar em outro.. o windows reconhece o cabo, mas as outras luzes não acendem, só a vermelha que fica ligada o tempo todo.. não tem jeito de funcionar =/

Anônimo disse...

Manoel, seu blog tá muito bom, eu tava cheio de dúvidas sobre MIDI e este post me ajudou muito, todas dúvidas esclarecidas. Muito obrigado e parabéns. um abraço. pancho

Yehudi Mikhael disse...

po a luz vermelha acende mais a verde nao, ja a amarela quando eu mecho na pedaleira acende o que pode ser?
yehudimikhael@yahoo.com.br

GUGA SPHARION disse...

Tenho um Yamaha PSR 520, Fiz as conexões tudo certo, meu pc reconheceu o cabo midi...tudo ok. Aperto as teclas e as programa kontakt 4 também respondem...mas sai com o timbre de piano, não o som do Strings, violino, cello...Eu escolho o timbre que eu quero mas sempre sai som de piano. O que falta pra finalizar a configuração do kontakt 4? ( não sai o som dos timbres...só de teclado ) Desde já obrigado.

Anônimo disse...

Fiz tudo de instruções que vi nesse blog...Conectei in em out, vice-versa, baixei o musicsoft, conecto o usb no PC, acende a luz vermelha, mas as outras duas ficam apagadas...qnd vou checar a conexão, sempre da failed... quero um ajuda sobre isso, aahh e meu teclado eh o PSR-E323

Manoel Carvalho disse...

Sr (??)... acho que faltou um "por favor"... mas vamos a tua dúvida:
Se de fato vc fez TUDO o que já foi dito aqui, provavelmente tua interface MIDI está com defeito. Simples assim.

Manoel Carvalho disse...

Olá Guga,
Infelizmente desconheço o "modus operanti" do programa Kontakt 4... com certeza tem a ver com as configurações dele. Se descobrir a solução do problema, seja generoso com os demais colegas e poste aqui, ok?
Boa sorte!

wilson leao disse...

neco me ajude por favor. faz um ano que estou com meu e-303 parado por causa de um simples ci.regulador de voltagem queimado. eu vi a sua foto do teclado aberto, e onde aparece a fonte, tem um dissipador de aluminio em formato de éle.visto de cima,esse componente fica do lado esquerdo,se bem me lembro. o código dele é:bo50bco nao consigo encontrar em lugar nenhum.wilson462008@hotmail.com se puder me ajudar,agradeço. obrigado

daniel disse...

Opa!
Cara seguinte eu comprei um teclado psr-e 423 gostaria de aprende como funciona a opcao midi desse teclado pois sou totalmente inesperiente com essa funcao e tbm como eu fasso para colocar novos ritmos nesse teclado?
Se puder me ajudar agreco mto desde jah obrigado!!

Anônimo disse...

Valeu Manoel.....Sou da Renascer em Cristo de Piracicaba....Nota 10 pra seu Blog..As explicações são muito claras e simples de entender! Deus te abençõe mano!Me ajudou muito!

Anônimo disse...

Boa tarde queridos...

Parabéns para esse site. Vou postar um problema que tive com esse cabo porém consegui resolver sozinho, já que nao compensava acionar garantia pois o custo de transporte seria maior.

Quando fui fazer apresentação ao vivo, ele começou a dar interferencias e tocava notas sozinho. Fiquei P....mas então vamos a solução: Como tenho um pouco de conhecimento em eletronica, pesquisei na net e so encontrei 1 artigo muito vago porém refleti sobre o mesmo e cheguei a conclusão: esse cabo usa 3 pinos, os 2 pinos de cada extremidade não sao usados.

Cabo OUT = OK
cabo IN = PROBLEMA

Desses 3 pinos = 2 pinos são usados para a "transação de dados" e 1 para o aterramento, e notei usando um MITTER (aparelho que mede transistors eletronicos) que o aterramento do teclado para o aterramento do USB nao estava soldado, o que gerava a interferencia. Para resolver esse problema, soldei 1 fio para completar o aterramento. Resultado: PROBLEMA RESOLVIDO.

Mas aviso, tem que ter conhecimento de eletronica para fazer isso senao pode queimar o cabo, usb do pc... então nao façam sem conhecimento prévio.

Abraços, esperto ter esclarecido brevemente caso alguem tenha problemas semelhantes ao meu.

Beto Figueiredo

Manoel Carvalho disse...

Ótima dica. Obrigado! :)

Paulo Markus disse...

Olá, Senhores! Muito bom esse tópico. Li tudo e meu problema é: tenho um Korg N364 e comprei esse cabo usb para ligar o sequenciador do PC (Cakewalk) para transmitir ao teclado... mas picotada todas as músicas. Já tentei com outro PC e picota do mesmo jeito... Qual seria o problema? Abraços.

Manoel Carvalho disse...

Olá Paulo!
Conforme já disse anteriormente, infelizmente desconheço as características dos teclados Korg... ou qualquer outra marca que não seja Yamaha da linha eXXX.
Alguns conceitos básicos são aplicados a todos, mas cada teclado tem suas características peculiares, e isso faz muita diferença na hora de configurar.

Silene disse...

Olá, Manoel!
Tenho um yamaha PSRS 500 e consegui fazer com que ele tocasse os dados enviados somente 1 vez. depois disso, acontece como para o colega Wellington(28/10/2009).Componho musica para piano e 2 flautas, não uso style porque são musicas clássicas. Às vezes, o teclado reproduz só o piano, às vezes só 1 das flautas. Lembrando que consegui ouvir o arquivo inteiro apenas 1 vez, numa musica.Já tentei enviar um mesmo arquivo em vários formatos.Alguns, como seria óbvio, ele nem aceita. Edito as musicas no encore,transformo-as em Mid e depois em MP3 (em mp3 porque gravo em CD tudo que faço).Já levei o PC p/ um técnico para ver se era algo do computador, mas com esse tá tudo ok.Vejo no display do teclado as partes que não estou ouvindo:ouço o piano e nenhuma flauta, ou só ouço 1 das flautas.Modifiquei até os canais no encore, ou seja já estou tentando achar a causa desse problema tem uns 2 meses. Então...
Achei seu blog e me animei. Quem sabe, você possa me orientar.
Obrigado e abraços
silene

Manoel Carvalho disse...

Olá Silene, infelizmente só consigo dar "suporte" em teclados da linha eXXX (os quais eu domino)... mas quem sabe não aparece uma alma caridosa por aqui e esclarece tua dúvida, não é mesmo? Vamos torcer para isso. Para suporte mais avançado, sugiro o fórum do site www.cifraclub.com.br . Desejo sucesso!

DBScifras disse...

Me ajudem, por favor!
Tenho uma teclado Yamaha PSR-E313 e um computador com Windows seven Ultimate 32 bits instalado.
Comprei uma interface MIDI (made in china USB-MIDI)mas como faço para transferir arquivos do PC para o teclado e vice-versa. Baixei o Musicsoft downloader mas ele pede para checar conexão e não encontra nada conectado. O que faço?

MEU E-MAIL: dbscifras.musica@gmail.com

Manoel Carvalho disse...

Olá... experimente ler todas as perguntas e respostas acima... isso já foi comentado. :)

Anônimo disse...

ola sou Daniel parabens pelo blog , tenho um psr 170 . Comprei um cabo midi . Alem do cd de intalacao tem algum progama. Para eu instalar para poder ter transferencia de dados entre o pc e o teclado?

Manoel Carvalho disse...

Olá Daniel, é importante você saber que alguns teclados possuem saídas MIDI, porém NÃO possuem área de armazenamentos de dados (para músicas midi, voices ou styles). Creio que este é o caso do teu modelo. A interface MIDI que você comprou servirá apenas para você acionar programas no computador (tipo geradores de partituras, editores/gravadores de arquivos midi e alguns geradores de som). Neste caso, os próprios programas estabelecem a comunicação com o teclado, bastando localizar a interface midi dentro das configurações dos referidos programas.

Manoel Carvalho disse...

Silene, analisando mais o teu caso, creio que o fato deva acontecer por algum erro de configuração no próprio teclado, pois o S500 é bem sofisticado e com muitos recursos,ou no próprio Encore. Neste caso não posso te ajudar, pois só utilizo teclados para iniciantes da linha "e" e opero o básico deles. Recomento uma leitura cuidadora do manual (coisa que poucos fazem). Boa sorte!

Thiago disse...

Ola, tenho um Yamaha E323 e segui exatamente como vc ensinou, mas toda vez que eu abro o MSD e mando fazer o check, o programa trava, oq pode ser?

Edson Lins disse...

Ola, boa tarde.
Primeiro parabéns pelo blog. Muito bom gosto e funcional.
Estimo saber.
Ao reproduzir midis no teclado yamaha, os acordes das musicas tmb. são alterados ao serem tocados?
Consigo mudar de tom?
Grato
Edson Lins

Manoel Carvalho disse...

Obrigado Edson.
Sim, a maioria dos teclados Yamaha possuem comandos que permitem alterar a tonalidade das músicas midi em execução. Geralmente ficam em botões que controlam vários comandos tipo "Function", "Transpose", ou algo parecido. Consulte o teu manual para conhecer bem os recursos do teu teclado. :)

Tiago Igual disse...

Me ajudem, por favor!
Tenho uma teclado Yamaha PSR-E313 e um computador com Windows seven Ultimate 32 bits instalado.
Comprei uma interface MIDI (made in china USB-MIDI)mas como faço para transferir arquivos do PC para o teclado e vice-versa. Baixei o Musicsoft downloader mas ele pede para checar conexão e não encontra nada conectado. O que faço?

ESTOU COM O MESMO PROBLEMA, ALGUEM CONSEGUE AJUDAR???

Henrique disse...

Cra tava meio perdido na net sobre este cabo mas assim tirei varias duvidas aqui parabens pelo Blog.
eu tenho um cabo igual a este da foto no caso em todos computadores que eu pluguei da como dispositivo desconhecido e falha na instalação ja tentei win7/winxp/winvista dispositivo não encontrado este cabo existe algum drive ou deve estar com problema o cabo ja liguei em dois teclados a risca tudo que postaro aqui.. se tiver um drive para este dispositivo e na onde eu acho muito obrigado...

teclado disse...

Manoel boa tarde.
Paz e bem
Seguinte, tenho um teclado yamaha psr e-323, já li varias vezes o manual no que se refere ao citado acima, só que não entendi nada, ou seja, um exemplo: Teria como extrair um arquivo digamos do you tube, como funciona, estou meio que perdido.
Vc poderia me ajudar?
Um abraço e fique na paz.

Anônimo disse...

Olá, pessoal. Meu teclado é um modesto Yamaha EZ-20 e o cabo midi não funciona nem com promessa. Já tentei de tudo mesmo e estou perdendo a esperança. Acabei comprando um cabo caro (da Roland) e de nada adiantou. Se alguém puder me fazer a gentileza de postar uma dica, fico imensamente grato. Valeu! Abs. do Coelhão.

Anônimo disse...

Opa!
cara vc ja usou seu teclado num programa sampler no pc?
eu sei q ele reproduz os soms do sampler, mas eu preciso q ele faça no minino a troca de timbres, tipo mudar de piano pra strins, sem precisar trocar no mouse, vc sabe dizer se é possivel?
vlw

teclado disse...

Olá Manoel, paz e bem.
Seguinte, tenho um yamha 323, revi vários comentarios do pessoal, só que em nenhum esclareceu ou atendeu as minhas necessidades, cito:
Estou com vários midis na internet baixados, a bem da verdade, todas instrumentalizadas, ai te pergunto, tem como quando da introdução musical ficar apenas com a introdução, e o resto eu mesmo tocar a musica? sendo que toco atravez de partituras, ah quando da introdução dou um pause e dou continuidade na mesma.
Abraços

Rodrigo disse...

Olá, tenho um yamaha psr-410 e estou querendo comprar uma interface midi como a sua para usar o teclado como VST usando o programa da Korg wavestation, ou seja, estou querendo tocar o yamaha com os sons do korg. Penso até em usar esse esquema para tocar na banda levando o laptop. É possivel fazer isso com essa interface midi? a latencia é muito grande?
VAleu..

Manoel Carvalho disse...

Olá Rodrigo,

Quanto melhor for a interface e, principalmente, melhor a configuração do notebook, menor será a latência. Em alguns casos é imperceptível.

Anônimo disse...

Senhor Manoel me chamo Martins, boa noite! tenho um teclado PSR-E223, conecto o cabo midi como recomendado, porém meu pc não o reconhece (não tenho nhenhum programa instalado) gostaria de saber se há necessidade de um programa e se houver, qual devo usar. sou novo no ramo da música e não conheço muito.

Manoel Carvalho disse...

Olá Martins,

No caso do teu modelo de teclado, ele só poderá ser utilizado para enviar sinais MIDI para o PC (ou outro teclado) através de algum programa adequado para esta finalidade. O teu teclado não armazena arquivos midis ou estilos (somente a partir do e313). Para que você possa utilizar a interface, será necessário instalar um programa que estabeleça esta comunicação teclado-pc . Existem vários, mas você terá que pesquisar mais um pouco na internet para saber o que você realmente quer fazer e qual atenderá melhor a tua necessidade. Boa sorte.

Anônimo disse...

Oi pessoal, meu nome é (ZKAU) vcs poderiam me ajudar, sou baixista e adquirir um Teclado Yamaha PSR 1000, já baixei muitos ritmos até substituir a placa do meu PC para uma versão mais antiga por causa do Floppy Disk de 1,44 MB, baixo os ritmos na net, com extensão .STY mas o teclado nem enxerga elas.... o que estou fazendo de errado.

Anônimo disse...

Oi pessoal, meu nome é (ZKAU) vcs poderiam me ajudar, sou baixista e adquirir um Teclado Yamaha PSR 1000, já baixei muitos ritmos até substituir a placa do meu PC para uma versão mais antiga por causa do Floppy Disk de 1,44 MB, baixo os ritmos na net, com extensão .STY mas o teclado nem enxerga elas.... o que estou fazendo de errado.

Manoel Carvalho disse...

Olá ZKAU,
Você já verificou se está formatando corretamente o diskete? É que alguns teclados Yamaha só aceitam discos de 720k (para isso deve-se configurar os drives de 1.44 para formatarem com a metade da capacidade). Outra situação possível é formatar o disco no próprio teclado e aí gravar os arquivos no PC (o drive 1.44 reconhece automaticamente discos de 720,já o contrário não é possível).
Certifique-se se isto se aplica ao teu caso.
Se não for isso, verifique se teu drive do teclado está com problemas de leitura.
Verifique também se os .STY são compatíveis. Teste se ele faz leitura de arquivos de música MIDI comuns. Se fizer, descarte as soluções acima.
Boa sorte!

Anônimo disse...

Cara, vc salvou minha vida!hauhahhua....em todos os foruns de bateria eletronica falam pra conectar o out no midi e só funcionou depois q li aqui e inverti. Obrigado!

Madson Marques disse...

Meu teclado é o Prs E-303 Yamaha cm faço para ligar com o note ja tenho o cabo igual o da imagem, o meu programa é o kontact. vc saberia me informar tipos de efeitos que darião certo nele? ou saberia me informar se dara latencia? Vlw'
Obs' testei uma vez, mais antes de v o seu site. naum trokei o lado dos cabos. vou fazer esse teste.

Abraço'

Madson Marques

Madson Marques disse...

qnd conecto meu teclado no note, tenho ki usar algum programa pra detectar o meu teclado no notebook? qual?
eu ja tenho o cabo midi usb e o meu teclado e o prs e303 yamaha. igual esse ai da imagem.
vlw'

Madson Marques disse...

qnd conecto meu teclado no note, tenho ki usar algum programa pra detectar o meu teclado no notebook? qual?
eu ja tenho o cabo midi usb e o meu teclado e o prs e303 yamaha. igual esse ai da imagem.
vlw'

Leandro disse...

Olá amigo. Como todos, também li o blog inteiro e estou pegando dicas.
Tenho o mesmo cabo da imagem no início. Cabos ligados conforme suas orientações. Modelo do teclado: PSR 530. Já utilizei anteriormente com a conexão TO HOST, porém, a outra ponta era serial (conexão que não existe mais). Consegui fazer funcionar (com o novo cabo MIDI) com o SYNTHESIA (cabos ok). No FL Studio e outros indicados aqui no blog, nada feito.
Quando usava a conexão TO HOST, havia um driver da YAMAHA (CBX driver) que adicionava um dispositivo junto aos controladores de som do computador. Bastava eu selecionar aquele controlador como controlador de saída e os midis do cpu saíam no teclado. Vantagem, usava qualquer programa que quisesse sem configuração alguma. Agora uso Windows 7. Não há algo parecido? No caso, poderia recomendar um programa bom para download? O que preciso é um programa para tocar os MIDIS a partir do CPU, saindo o som no teclado.

Abraço e parabéns pelo blog.

cristiano disse...

meu nome e cristiano e gostaria de tirar uma duvida eu tenho um tec lado yamaha PSR E403 e queria saber se existe um cd de instalacao para usar ritmos no meu teclado ou se nao como eu faco para adquiri esse mid usb para usar como ritmo eu quero uma solucao

Manoel Carvalho disse...

Madson,

Desconheço este programa que você utiliza. Cada programa tem uma área de configuração onde você configura quais serão as portas de comunicação MIDI no teu computador. Encontre-a e configure para a interface que você está utilizando (se estiver instalada corretamente, ela deve aparecer nas opções de configurações).

Leandro,

Infelizmente muitos bons programas para trabalhar com MIDI são incompatíveis com o Windows 7, mas acredito que você encontre novas versões. Como estou meio parado, ainda não tive interesse em procurar,e portanto não saberia o que te indicar, mas sei que você achará. Descobrindo algo, poste a dica pra gente.

Cristiano,

O e403 possui um CD com o programa de comunicação de Yamaha e alguns novos estilos. Pelo visto vc comprou um usado e veio sem o CD correto?
Neste caso talvez fosse mais fácil você comprar nosso DVD (R$ 40,00) que vem tudo que você precisa e muito mais. Para maiores informações, leia o artigo sobre o DVD no blog e escreva para o nosso e-mail que te passo os detalhes de como adquiri-lo: neco8bits@yahoo.com.br

Grande abraço a todos!

Anônimo disse...

Olá! Preciso saber como usar o transpose do teclado psr 520....

Obrigada

Manoel Carvalho disse...

Olá! Infelizmente só posso dar suporte no teclado que eu utilizo (agora um PSR e333). Mas se você não tiver o manual, pode baixá-lo através do link de manuais da Yamaha que está em nossa barra lateral. No manual tem "tudim" que você precisa. Boa sorte! ;)

Kallye disse...

tenho um teclado psr 220 yamaha
gotaria de saber se conectando ao computador eu consigo obiter ritimos para tocar

Manoel Carvalho disse...

Olá Kallye, o teu caso á o mesmo da pergunta acima (de 24 de junho de 2011), sobre o PSR 170 do Daniel. A situação do teu teclado é a mesma.
Dê uma lida na resposta que está lá.
;)

Gabriel Otavio de Castro disse...

Olá.

Meu caso é diferente, li alguns dos primeiros comentários (não todos) e não sei se você pode me ajudar.
Tenho uma guitarra do jogo Rock Band 3, a Fender Mustang. Ela é um controle de guitarra com 102 botões que simulam 17 casas e 6 cordas.
Embaixo do corpo da guitarra, existe uma saída MIDI, para conectá-la a um teclado com suporte a MIDI (http://www.youtube.com/watch?v=APzng2OOLj8 por exemplo) ou em computador (http://www.youtube.com/watch?v=0JtkoAH73n0, exemplo).
Como eu fiquei morrendo de vontade de fazer isso, comprei um cabo MIDI-USB igual ao da sua foto. Porém, já tentei várias idéias e nenhuma deu certo. Conecto o USB no PC e a ponta MIDI-IN na guitarra (por lógica, essa saída é MIDI-OUT), e conectei em vários programas (Anvil Studio, Kontakt, MIDIOX, Spicy Guitar) e nenhum deles a reconhece. Você por acaso sabe de algum jeito para resolver meu problema?
Os programas reconhecem o cabo (aparece escrito "USB MIDI") mas não emitem nem recebem nenhum som.
Outra coisa curiosa: quando eu coloco a ponta MIDI-OUT na guitarra, ela reconhece que foi conectada, mas quando ligo no USB, ela deixa de reconhecer. Ao conectar a ponta MIDI-IN (a ponta correta) ela não reconhece nem antes e nem depois de conectar na USB.
Obrigado.

Manoel Carvalho disse...

Olá Gabriel,

Já avisei ao pessoal que não dou suporte a outros equipamentos (mais mesmo por falta de tempo e por ter que priorizar), mas como o teu caso é uma conexão midi, vamos tentar...
Pelo que vi no vídeo, ela tem apenas uma saída midi né? Neste caso, pode ser que a conexão seja invertida mesmo. Agora, você precisa saber se esta guitarra possui algum driver específico para funcionar em PC (você tem o manual dela? Se não, já buscou na internet?). Também precisa verificar se tua interface midi-usb não pede um driver específico. Conheci algumas que pediam um driver da Roland... mas como você disse que é a mesma da foto, acredito que não precise.
Se você estiver configurando (nos programas) as portas de entrada corretamente, então pode ser driver mesmo ou algum comando que você não está dando na própria guitarra para ativar a saída midi. A maioria dos teclados tem que ser colocados na configuração correta antes de iniciar a transmissão. Experimente ligá-la também diretamente a um teclado com entrada midi, utilizando um cabo simples (que tem só os conectores na ponta) para ver se a saída midi da guitarra está funcionando corretamente.
É isso aí. Boa sorte e reporte se conseguir fazê-la funcionar.
Gostei muito do instrumento! ;)

Roberto Mouta disse...

Olá Wellington

Estou com um problema de conexão midi, meu teclado é um E313 da yamaha igual ao seu, e um cabo midi usb igual, só quando ligo, ele não funciona direito, eu preciono uma nota e som não sai, quando sai fica continu-o, quando ligo outro teclado psr 210 ai funciona legal. Séra que E313 está com defeito? Aguardo sua resposta

Roberto Mouta

Manoel Carvalho disse...

Está parecendo defeito... :/

Andre Philippe disse...

Olá, amigo, imagino que não vás responder pela idade do post, mas não tenho lugar a recorrer. Comprei um desses baratos cabos interface usb e tentei configurá-lo como dito no post porém apenas o midi out funciona, ou seja, meu teclado toca o que sai do pc, mas não consigo fazer o computador interpretar as notas que faço no teclado. Alguma ideia? Desde já agradeço, um abraço!

Manoel Carvalho disse...

Que isso Andre... eu respondo e monitoro os comentários desde a fundação deste blog, independente da idade do post. ;)
Pelo que você relatou, está parecendo um problema na interface midi... quando uma interface está ok, não tem como funcionar pela metade..., a menos que você não configurou as opções de entrada e saída do software que você está utilizando. Verifique isso.
Grande abraço e boa sorte!

Cesar Fireman disse...

Olá Manoel,
Possuo um PSR-E313 e adquiri um cabo USB-MIDI no Mercado Livre por R$35,00 que comunica normalmente o teclado e o programa VOYETRA, tanto tocando do computador para o teclado quanto gravando do teclado para o computador.
Porém não funciona com o MUSICSOFT DOWNLOADER DA YAMAHA, o mesmo dá failed, já inverti os cabos IN e OUT e nada, somente funciona com outros softs MIDI, li o manual do teclado e tem uma nota dizendo que o soft não reconhece o teclado se o mesmo estiver reproduzindo um estilo ou tocando uma musica, porém já desliguei o teclado, liguei, coloquei no modo PC1, PC2, PC OFF, deixei o mesmo sem tocar nada e mesmo assim não reconhece. POrém quando vou checar as conexões aparece lá a conexão USB do cabo midi, mesmo selecionando ela ele não funciona. Agradeço desde já sua resposta

César Dutra.

Manoel Carvalho disse...

Olá Cesar!
Hummmm.... Tente verificar as configurações MIDI do Windows (no Painel de Controle e nos Dispositivos de Audio). Veja se lá você encontra o dispositivo da Interface Midi (com ela conectada). Acho que é "Dispositivo de Audio USB" ou algo parecido. Ela tem que aparecer lá como uma opção.
O Musicsoft Downloader busca a interface direto nas configurações do Windows, já os outros programas que você citou são configurados individualmente (porta de entrada e porta de saída). Se eles funcionam bem, é porque o cabo está na posição correta e está comunicando. O problema deve estar no Windows.
Dê uma conferida nisso. Se tudo estiver ok, desinstale o MD, reinicie o computador e reinstale novamente. Tente também baixar uma versão mais nova.
Boa sorte! ;)

Oz Molekes do Arrocha disse...

e ai galera queria saber como q faco para ativar o midi do meu teclado yamaha psr 1000...

Romney disse...

Tenho um teclado PSR E 423 e gostaria de saber que tipo e modelo de cabo devo adquirir para transferir os arquivos do computador (Internet) para o taclado.
Obrigado!

rfantason disse...

Boa noite,
Tenho feito todo o procedimento embora ao fazer o "check" no programa musicsoft ele consta mensagem de erro failed. Teclado Yamaha PSR 640, Cabo Prelude ( Aquele quadradinho branco xD). No aparelho a luz USB midi esta ligada embora tremula e MIDI USB esta apagada. S.O Seven .

Manoel Carvalho disse...

Olá Rommey,

Utilize um cabo USB comum, igual ao utilizado em impressoras.

Manoel Carvalho disse...

Olá Rfantason,

Rapaz... já avisei que não dou suporte a teclados que não sejam da linha e-XXX...
Acredito que o Musicsoft não funcione no PSR640. Ele não foi projetado para esta linha de teclados.
Pesquise mais sobre o teu modelo de teclado e os programas que servem para ele.

Como pintar girassóis video 2 disse...

Olá, visitei teu blog e gostei. Vi muitas indagações sobre os VSTi e vou colocar um link do Valter Leite. Este é o Link: http://www.valterleite.com/vsti-conceito-pratico

Lá tem tudo que a galera está procurando.

Urias

Jônatas de Araújo Silva disse...

Meu cabo USB midi ao ligar no meu teclado E313 do yamaha acende a luz vermelha e depois apaga, e nenhum fica acessa, sera que é problema no cabo, eu uso o windwos 7 o programa finale 2009, tem como alguem me ajudar.

Lucaslod disse...

tenho um teclado yamaha psr 223 queria saber se existe algum programa de vozes como por exemplo piano orgão que eu possa baixar e usar no teclado?outra duvida, o cabo midi tem que ser o recomendado? no manual do meu teclado diz que tem que ser o ux16 ou pode ser outro?

Manoel Carvalho disse...

Lucas, se você leu os posts e algumas respostas acima, verá que para esta situação você poderá utilizar os programas VST´s.
Quanto ao cabo midi, como você pode notar nas postagens, pode ser outro sim. O que a Yamaha recomenda é o que ela fabrica (óbvio), mas existem diversas interfaces paralelas.
Leia com mais atenção os posts e todas as perguntas e você esclarecerá todas as tuas dúvidas.
Praticamente tudo que o pessoal pergunta já está respondido em algum post ou resposta no blog.
Sucesso para você e bom aprendizado!

Raquel Negri disse...

Olá! Quero saber se dá para eu colocar músicas do meu PC para o teclado Yamaha E313. Se der, a musica deve estar em qual formato? É preciso algum cabo? Qual? Me explique tudo, pois só tenho o teclado e a fonte rsrsrsrs ! Ps: não entendo nada mesmo dessas coisas de pc e teclado! Muito obrigada,

Raquel

Manoel Carvalho disse...

Olá Raquel... já está tudo explicadinho neste post e nas respostas das perguntas. ;)

Anderson disse...

estou com o mesmo problema do erckson
estou com um psr 310 usando uma conexão midi usb no programa vsampler3 usando uma interface uca 222, tudo funciona perfeito até eu ter que acionar o pedal de sustain que começa e emitir a nota Mi3 até eu desligar o programa.
alguem tem noção?

Anônimo disse...

5gedoiseOlá,comprei um teclado yahamaha psr e333 e conectei o cabo usb e nada aconteceu,instalei o software usb midi da yahamaha e nada,gostaria de saber se vc pode me ajudar com isso

Rogoba disse...

Boa Noite,
Não sei mais o que fazer. Já li todos os posts, tentei cada dica que estava escrito neles, porém, não consegui fazer o programa musicsoft downloader reconhecer meu teclado PSR E-313 da Yamaha via cabo usb-midi viewcon.
Como descrito em outros comentários acima, conectei o cabo usb-midi nas entradas in e out, sendo, in(Cabo) com Out(Teclado) e assim sucessivamente. Depois liguei o cabo na usb do pc. Acendeu a Luz Vermelha do cabo. Liguei o teclado e a luz do cabo ficou piscando na cor laranja. Acionei o programa e ele mandou verificar a conexão, porém não tem a opção "controlador de áudio usb", só aparece viewcon, seleciono ele (viewcon), ai pisca a luz verde três vezes e depois aparece "failed", e não conecta. E agora não sei o que fazer. Como posso transferir midis para o meu teclado? Preciso de ajuda, uma solução. Estou pensando seriamente em comprar o cabo da Yamaha ux-16, mas e se não funcionar? Alguém ajude, por favor...

Manoel Carvalho disse...

Olá.
Bom, aparentemente você está fazendo o procedimento correto... experimente inverter os cabos midi (as vezes eles vem trocados).
Tente encontrar na internet um programa de teste de sinal MIDI para você verificar sua interface. Um exemplo é o MidiTest 4.3 (ou outra versão) , que é gratuito.
Boa sorte!

Rael disse...

Com o XP normal, mas com o Windows 7 não vai. O que fazer?

naty e zaico disse...

Ola,deu certo aqui,Nunca tinha conseguido usar este cabo,hj consegui obrigado, parabéns pelo bolg.

Anônimo disse...

ola
queria saber se a interface midi da roland funciona em qualquer teclado , pois o meu teclado e yamaha e queria saber se é compativel ?

Renildo Paiva disse...

Manoel eu preciso muito tirar umas duvidas com voce sobre midi, teclado e notebook, tem algum email ou facebook? o meu é email e face é renildopaiva20@gmail.com

Manoel Carvalho disse...

Olá Renildo,
Bom, toda dúvida que respondo deve ser postada aqui, pois pode ser útil e de interesse comum aos demais usuários. Outra coisa importante é que deve ser baseada em teclados da linha e-XXX da Yamaha, pois não tenho conhecimento técnico para dar suporte a outros modelo e marcas.
(Não sei porque o povo insiste em perguntar sobre Roland, etc, sendo que já deixei isto bem claro em respostas anteriores...)
Grande abraço!

Victor Grovermann disse...

Olá, tenho um piano digital p-95B/P-95s yamaha e estou tendo problemas ao conectar o cabo midi.No manual falava que a conexão deveria ser feita com o in no out e com o out no in com o computador e o piano desligados,mas o cabo não acende nenhuma luz, só acende uma luz vermelha por uns segundos quando conecto no computador,você teria como me ajudar? tenho um cabo igual ao da imagem acima
(http://3.bp.blogspot.com/_nv6r3f2WUpQ/SlnPxySE7tI/AAAAAAAAAYs/skHtK012as4/s400/interface+midi+on.jpg)
Eu queria usar o teclado no programa synthesia, mas dessa forma o piano não é reconhecido.
Você tem alguma sugestão do que eu posso fazer?

yan nascimento disse...

comprei um cabo midi mais nao consiguo baixar ritmos pro meu teclado psre 323 me ajude ai valewww

Anônimo disse...

oi comprei um cabo midi X usb para meu yamaha prs 630 mas ainda nao tenho um software ou VST para interagir poderia me sugerir um ... E tem como passa midis pro teclado ... obrigado valew...

stella disse...

oi meu nome é stela e tenho o teclado
psre 313 a mas de 4 anos, bom nao sou muito de tocar, mas comprei, e eu gostaria de saber como faço para baixar voice para ele, mas nao tenho esse cabo ai que vcs postarao e nem na minha cidade tem tambem, mas gostaria de saber como faz pra eu poder tentar fazer assim que eu comprar o cabo obrigada desde ja.

Anônimo disse...

ola amigo tem como vc min enfarma um saite onde eu possa baixar um drevir usb mindi para windows7 meu teclado e um psr630 fico grato pela ajuda

ANDERSON disse...

Ola me cha Anderson,comprei um yamaha mod 233. e comprei um cabo midi usb, estou tendo dificuldades para enviar do pc para o teclado os ritimos, se vc poder me ajudar eu te agradeçerei.

Manoel Carvalho disse...

Mas nem poderia Anderson... este modelo não aceita ritmos externos. Você não verificou isso ao comprá-lo?? Novos ritmos (Styles) só é possível para a linha e-3xxx para cima.

Geeeennnteee, vamos prestar mais atenção! Já explicamos isto "n" vezes... Outra coisa pessoal: Não façam perguntas sobre outros modelos de teclados, pois só respondemos sobre a linha e-xxx da Yamaha. Alguns conceitos podem servir em outros modelos, mas não é nada garantido. Leiam TUDO antes de perguntar, assim poupamos o seu e o meu tempo, ok?
Grande abraço a todos!

Anônimo disse...

Dar para passar styles com esse cabo midi no yamaha e303 alguém sabem dizer ?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Victor Barros Santana disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Alisson Giacomeli disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
yepurafoq disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
alexandre disse...

eu tenho um teclado psr-e303 e comprei um cabo midi usb interface e não sei como usar pois não sei qual o programa que eu usaria nele, então peço a ajuda dos amados.

Partituras Virtuais disse...

Olá Manuel, tenho dois teclados yamaha o E233 e o NP31 (não possue rítmos somente metronomo ) O E233 eu consigo utiliar a interface e fazer partituras utilizando o click do teclado no programa Encore, clique no programa não emite som. onde posso baixar o microsoft downloader yamaha para utilizar o NP31? Obrigado.
meu e-mail é heraldohadu@gmail.com ficaria muito grato se pudessea ajudar pois o meu teclado E233 não fica aqui comigo, so o NP31.

Manoel Carvalho disse...

Não é possível transferir estilos para o modelo e303, apenas musicas midi.

Alexandre, é só ler os comentários acima e o manual que você terá os devidos esclarecimentos.

Partituras Virtuais, desconheço o modelo NP31.

Anônimo disse...

Ola, boa noite!

Gostaria de saber se é possível adicionar mais vozes para o psr e303, através de um cabo Midi. Caso não seja possível, qual equipamento poderia ligar a este teclado, para adquirir sons e efeitos diferentes?

Muito obrigado!

Anônimo disse...

Olá, sou leiga neste assunto, mas tenho procurado informações e pelo que li nos comentários, com o teclado que adiquiri recentemente (yamaha psr e233 [q já está fora de linha pelo que tenho pesquisado]) eu não posso armazenar arquivos nem passar para o computador e vice-versa, mas queria saber se pelo menos através do midi e de um programa no pc eu posso gravar o que toco no teclado para o computador e gerar um arquivo para editar no programa do pc (desculpe se a pergunta é meio óbvia, mas não entendo muito...) :)

Anônimo disse...

Ola Manoel, boa noite..
Comprei recentemente um teclado yamaha e333, estou tentando aprender a tocar. Alguns estilos de músicas não veio, tal como baião, eu preciso inserir estes estilos, para tanto tenho que conectar o teclado ao computador. Li comentários sobre o interface/midi, mas a entrada do meu teclado não é mostrada, é aquela para impressoras. Estou errado no meu entendimento? Muito obrigado.
Darli

Manoel Carvalho disse...

- Sim, apesar do e233 não gravar, você pode utilizar algum programa no PC que receba os sinais do teclado (via MIDI) e armazenar no próprio tecla para depois editar. Existem vários que fazem isso. Sugiro uma boa pesquisa.

- Darli, o e333 não precisa de interface midi, pois ele comunica com o PC diretamente pela porta USB (esta de impressora que você viu). O cabo é o mesmo utilizado em impressoras. Leia as instruções do manual para você entender direitinho como proceder a ligação.

Anônimo disse...

Caro Manoel.
Gostaria de te parabenizar pelo blog e disposição. Tenho um piano digital modelo P85 da Yamaha. Ele tem poucos timbres e certa vez ouvi dizer que se o ligasse via midi a um computador, poderia obter vários timbres. Você sabe como isso acontece? Li os teus posts e fui ao site da Yamaha, mas não encontrei nada. Obrigada por ajudar. Marina Machado

hudson carneiro disse...

Boa noite amigo comprei um psr e233, e le agora um colega dizer que ele não grava. poderia vc me dizer que programa vou baixar para associar a ele com midi, ok amigão

pedro vago roldi disse...

meu nome é pedro e tenho um teclado psr e313 da yamaha,eu instalei o programa musicsoft downloader que vcs encontram no site da yamaha,só que quando conecto a interface midi usb nele e no notebook e envio um ritmo com o musicsoft pra dentro da memória dele ele recebe mas na hora de apertar start/stop ele não reproduz o som e aparece no visor do teclado escrito "Com Mode" e trava todo o teclado vc não consegue mexer em nada,tem como resolver isso para mim pois eu agradeço,atenciosamente
Pedro Vago Roldi

tecnologiamusicaeafins disse...

Manoel!

Depois de ler seu Blog, acredito que possa ter achado a solução do problema. Tenho uma interface Alesis IO Dock, para usar com o Ipad, naturalmente ela tem uma saída usb e também um midi in e outro out. Comprei um cabo midi in/out e na outra ponta USB. Depois de ler o que você escreveu que o correto é midi in em out e midi out em in, acredito que vá funcionar a contento pois em um primeiro momento coloquei o cabo in x in e out x ou e não funcionou. Mais uma vez muito obrigado por esclarecer as dúvidas.

Anônimo disse...

Ola meu nome é Ademir e eu gostaria de um auxílio , tenho um problema na reprodução de midis no meu teclado.Por ex. um midi é tocado cheio de recursos nno note mas depois que passo para o teclado, o teclado executado ele pobremente sem o som de piano. Já reproduzi outros midis nele e estavam normais. PSR E 343. Te deixo meu e-mail para talvez lhe enviar os arquivos e v cter uma noção.Obrigado

reinaldo disse...

eola manuel carvalho comprei teclado e333 pro meu neto mas estamos com um problema não conseguimos colocar ritmo nele na loja nos disseram que não dá dei uma lida nos teus comentarios e acho que voce vai nos ajudar. se voce acha que da pra colocar gostaria de saber eu tenho que comprar. eu agradeço um braço.

Gilmarzinho disse...

Cara, muito obrigado!
Tu foi o único que, sem enrolar, explicou o que eu precisava pra, finalmente, conseguir fazer funcionar.
Consegui!
Té.

Chico Farias disse...

Prezado amigo, primeiramente venho agradecer pela ajuda ofererecida à muitos tecladistas e amantes da tecnologia. Comprei um cabo desse tipo, e ao ligá-lo ligo o in do cabo do out do teclado, e não ligo o out, pois estou usando um plug-in Vst, chamado Hypersonic, o som sai com alguma latência, porém a informação midi mandada pelo teclado, afeta vários canais ao mesmo tempo, ou seja mesmo desligando os demais canais midi do vst, mesmo assim ele acessa os canais tocando vários sons ao mesmo tempo, e também manda informações de program change o tempo todo, ou seja não consigo tocar nada com ele, gostaria de saber se existe algum tipo de regulagem que eu possa fazer. Desde já agradeço a atenção.

Anônimo disse...

olar amigo sou leigo no assunto e nao sei como comprar o cabo pra conectar meu psr e333 no pc vc nao poderia me dar uma dica pois nao sei se devo comprar qualquer interface midi/usb e no manual nao diz especificamente.grato!!! olar amigo sou leigo no assunto e nao sei como comprar o cabo pra conectar meu psr e333 no pc vc nao poderia me dar uma dica pois nao sei se devo comprar qualquer interface midi/usb e no manual nao diz especificamente.grato!!!