Versão 3.3

Como tocar teclado em 24 horas... (4ª parte)

Eu disse que não daria continuidade ao curso mas, para alegria de muitos, mudei de idéia... :)
Nem que seja aos poucos eu irei dando continuidade, na medida que meu tempo permite, ok?

Bom, na última parte eu pometi a tabela dos acordes prontos da Yamaha (ou acordes simples). Estas foram retiradas do próprio manual e vamos comentar algo sobre elas. Também vou colocar aqui a tabela dos acordes comuns (ou padrão) que utilizam de 3 a 4 dedos.

No teclado, quando acionado os acordes simples, será criado um ponto de divisão que o separará da área dos acordes padrão.
Eis a tabela dos acordes simples na escala de DÓ (C). Para as demais notas basta iniciar pela principal, obedecendo a mesma disposição de notas. Exemplo: No caso de Ré Menor (Dm), basta teclar a nota branca D e a primeira tecla preta à esquerda ao mesmo tempo. Utiliza-se esta área com a mão esquerda.

Esta é a tabela completa dos acordes padrão, porém somente utilizaremos algumas notas mais simples. As demais você aprenderá a utilizá-las quando adquirir mais experiência. Utiliza-se esta área com a mão direita.



Cada teclado tem uma forma de ativar os acordes simples (simple fingered). Faça um teste com diversas notas (tanto na mão esquerda como na direita), tocando a mesma nota em ambos os lados e acostume-se com a sonoridade.

Sugestão: Compre um caderno aspiralado de capa dura para escrever os acordes que você estiver utlizando, bem como as canções cifradas que você irá tocar. Escreva as letras com caneta e as cifras com lápis (para poder apagá-las ou trocá-las depois). Algumas músicas cifradas que baixamos na net não são apropriadas para o nosso tom de voz e, de vez em quando, é necessário subir ou descer o tom da música, trocando as cifras.


Os teclados Yamaha da linha "e", além do sistema de aprendizagem Y.E.S (que depois vamos falar sobre ele), possui um intessante dicionário de acordes, onde você pode tirar tuas dúvidas sobre como são formados os acordes (visualizando no próprio display do teclado).
Vale lembrar que se você ler atentamente o manual do teu teclado e associar com o que explicamos aqui, você irá longe! Caso não possua o manual ou ele não seja em português, basta fazer o download no site de manuais da Yamaha (veja nossos links interessantes).

Por enquanto é só. :)

Veja também:
Como tocar teclado em 24 horas - Parte 1
Como tocar teclado em 24 horas - Parte 2
Como tocar teclado em 24 horas - Parte 3

9 comentários:

José Alves de Sousa Neto disse...

Olá querido amigo tenho uma sobrinha que tem sindrome de Dow.e graças as suas explicações muito bem esplicadinhas fico a ler e explicar a ela tudo que escreveu,mais só que eu não sei nada ,então fico explicando tudo da maneirara que vc escreveu.
Então nós já estamos fazendo bastante os acordes maiores e os menores,assim como pediu,mais ainda não entendir direito oque são as setimas e etc....
E como fazer soar os sons direitinho da maneira que estar escrito.por exemplo ..vou colocar a musica ai em baixo ae gostaria que vc com a sua paciencia,para soar esse som...aperte assim aperte asado e etc.
E11 E E11 E A9 B/E
Eu espero um acontecimento só que quando anoitece
E11 E E11
Festa no outro apartamento
E E11 E E11 E A9 B/E
Todo amor vale quanto brilha , aí e o meu brilhava
A9/E E7 E9
Brilho de jóia e de fantasia
E7 E9 E7 E9
Que há com nós o que que há
Bbm7/E Am7/E E7 E9 E7
Com nós dois amor me responda depois
E9 Bbm7/E Am7/E
Me diz por onde você me prende por onde foge
E11 E
E o que pretende de mim
E11 E E11 E A9 B/E
Era fácil nem dá pra esquecer aí, e eu nem sabia
E11 E E11 E
Como era feliz de ter você
E11 E E11 E A9
Como pode queimar nosso filme
B/E A9/E E9
Um longe do outro morrendo de tédio e de ciúme
E7 E9
O que é que há com nós
E7 Bbm7/E Am7/E E9 E7
O que é que há com nós dois amor me responda depois
Bbm7/E Am7/E
Me diz por onde você me prende, por onde foge
E11 E E11
E o que pretende de mim
E E11 E E11 E E11 E E11 E
Eu espero, como pode queimar nosso filme
...........................
Como agente tocar essa musica.apertar as teclas e sentir o som ,sentir que estamos fazendo certo.
o que é E11,como fazer isso?
Bbm7/E ?
A9/E E9?
Sei que para vc isso tudo deve ser uma moleza só.mais gostaria muito que nos ajudase.
Obrigado querido amigo,Deus estar vendo o que estar proporcionando a outros irmãos.
Obrigado desde já.
José Alves

Manoel Carvalho disse...

Olá José, fico feliz por estar ajudando mas confesso ter ainda muitas limitações... mas vamos lá...

Existem algumas coisas que precisam ser bem entendidas:

1º)Quando pegamos uma música cifrada (como esta que você apresentou), as cifras devem estar corretamente posicionadas em cima da sílaba onde a nota deverá ser tocada (quando "copiamos e colamos" geralmente elas saem das posições). Sempre trocamos de nota quando aperece uma nova cifra em cima de outra sílaba. Para se tocar por cifras, é necessário que se conheça a música (o que não é o meu caso nesta música que você escreveu). Precisamos ouvir o som das notas e verificar se estão combinando com a melodia(cantada). As únicas músicas que conseguimos tocar corretamente sem conhecê-las são as com partituras, onde temos a melodia nota por nota, velocidade, pausas, etc. No caso das cifras, os acordes dão apenas a harmonia e a melodia nós cantamos com nossas vozes (quando conhecemos a música)... é assim que funciona.

2º)Quanto as cifras, existem algumas que podem ser substituídas, excluídas e simplificadas, principalmente para o iniciante que ainda não aprendeu todas elas (e são muitas). Eu sempre faço isso (alterações) com minhas músicas cifradas. Mesmo por que, a maioria não está na tonalidade correta para as nossas vozes (por exemplo: nossa voz não é como a do cantor original e as cifras podem estar em um tom mais alto ou mais baixo do que suportamos cantar - como vejo isso? Basta ver se está desafinando ou se está forçando muito a voz ao cantar).

Nesta música que você descreveu exitem umas cifras diferentes:
- E11 (é Mi com a 11ª nota apertada também, o seja, além das três notas básicas do Mi, você aperta uma quarta (e última)tecla, que neste caso será Ré - a décima primeira nota depois do primeiro Mi).
- A9 (é Lá com a nona tecla apertada, que neste caso, será a tecla Fá).
- E7 (é Mi com a sétima apertada).
- No caso de notas como Bbm7(si bemol menor com sétima), aconselho substituir todas as notas com "bemóis" pela nota anterior com "sustenido", que é a mesma coisa, porém mais fácil de guardar. Exemplo: Bb(si bemol) é igual a A#(Lá sustenido) e assim por diante. Isso é muito prático para que utiliza os acordes prontos do teclado, pois sabemos que os sustenidos estão nas teclas pretas do teclado. Bemol(b) é meio tom abaixo e Sustenido(#) é meio tom acima.
- Quando aparece B/E, Bbm7/E, Am7/E ou A9/E a pessoa que cifrou quer que você toque B(si) com a mão esquerda e E(mi) com a mão direita ao mesmo tempo. O iniciante dificilmente faz isso e você pode escolher a que melhor combina com a música e tocar somente ela.
Na verdade, mesmo com cifra, tocamos com as duas mãos (principalmente utilizando os acordes prontos em uma e dedilhando os acordes normais em outra). Por exemplo: Se tem a nota E, eu "seguro" o acorde E na mão esquerda e dedilho o mesmo E na mão direita. Se, a princípio tiver dificuldade, posso utilizar apenas o acorde pronto do teclado (escolhendo um ritmo bem legal e apropriado) ou apenas dedilhar.

3º)Caso você esteja tocando apenas com os acordes prontos do teclado (aqueles que fazemos no lado esquerdo com uma ou duas teclas apenas), então talvez seja necessário alterar ou sustituir algumas teclas. Por exemplo, ao invés de utilizar a sequência "E11 E E11 E", pode-se ficar sustentando apenas a nota "E". No caso de "A9", pode-se tentar utilizar apenas o "A"... e por aí vai. Esta canção ficaria com poucas notas, mas seria mais fácil para a tua sobrinha assimilar.

4º)Informe o modelo do teu teclado para que eu possa te ajudar com mais propriedade (isto serve para todos que fazem perguntas,ok?).

Espero ter esclarecido alguma coisa... :)
Um abraço!

Colonias Espirituais disse...

Ajudou demais como sempre,com suas explicações cheias de paciencia.O teclado de minha sobrinha é um sintetizador yamaha ys-200,sei que é antigo e não tem muitos recursos,mais é a unica coisa que ela tem,e tá muito satisfeita,vc sempre aconselha agente dar uma olhadinha nos manuais mais esse manual não achei em portugues....,esse mes estou afastado dela a serviço por isso não deu para testar tudo o quer escreveu mais já estou de volta e vou testar tudo isso que vc escreveu.certo e logo virei com mais duvidas,
OBS o teclado apesar de antigo estar em otimo estado.

Colonias Espirituais disse...

A sim e vim o link dos endereço mais mesmo assim lá só contem ele em ingles e em pdf.ai não dar nem para traduzir

danilo-mangas96 disse...

bom eu tenho um teclado yamara sei tocar um pouco mais eu tenho uma banda e precisso saber tocar com acordes, tablatua e o unico saite que conheço que posso encontrar as musicas para tocar e o cifras.com mais ainda assim ainda estou com duvidas sobre como tocar comacordes e tablatura se puder me ajudar. estou precissando muito.

Anônimo disse...

bom dia.. tipo eu ja sou usuario avançado do psre313 toco na igreja ja tem um bom tempo,, mas eu queria aprofundar mais no conhecimento do teclado e fazer notas incomuns, que nao sao o feijao com arroz de sempre tipo: to cocando um hino ae o hino é em C M ai fica assim:
C , F, C ,G,C, F ,G,C.
mas eu queria fazer algo mais
tipo
C, F(9)(b5), C(9),Em(11),G(4),C,F(11),G(4)e fazer algo para resumir em C

Manoel Carvalho disse...

Olá meu irmão, isso é fácil.
O próprio dicionário de acordes do teu e313 pode te ensinar como formar estas notas mais complexas (leia o teu manual para saber como utilizá-lo).
Aconselho também que estude alguma coisa sobre as "escalas harmônicas" para saber quais notas poderás utilizar, acrescentar ou substituir nas canções cifradas.
Bons estudos e parabéns pelo desejo de se aprimorar! :)

jéssica disse...

olá! tem como colocar um artigo de como ler partituras?
e de como tocar com a mão direita e esquerda? tem como fazer um vídeo de como tocar com as duas mão?
obrigada, se puder me ajudar ficarei muito grata

Manoel Carvalho disse...

Olá Jéssica.
O aprendizado por partituras foge ao propósito deste blog, mas você pode encontrar muito material para isso na internet... é só fazer uma busca.
Quanto ao vídeo, pretendo fazer isso, mas ainda me falta tempo. De qualquer forma, você encontra fácilmente muitos vídeos desta natureza no You Tube.
Grande abraço e bom aprendizado.